Início>Atualidade>Sónia Rebocho e Ricardo Rosário apresentam 300 anos da Frimor
Livro 300 anos de Frimor

Sónia Rebocho e Ricardo Rosário apresentam 300 anos da Frimor

Livro 300 anos de Frimor apresentado durante o Certame da Frimor 2022

Pelas 19h30 de sexta-feira dia 2 de Setembro foi apresentado o Livro Feira de Setembro: 300 anos, integrado no programa oficial da Frimor 2022.

Numa edição do Município de Rio Maior, e da Autoria da Socióloga Sónia Rebocho e do Eng.º Ricardo Rosário, com capa do Cartoonista António Maia, perante algumas dezenas de individualidades, foi apresentado livro no espaço “winebar” integrado no certame.

Inicialmente, numas breve palavras, o Presidente do Município, também autor do prefácio do livro, Luís Filipe Santana Dias, agradeceu aos autores o terem produzido este trabalho, que irá engrandecer o acervo da Câmara Municipal

Anúncio

Anúncio

Seguidamente Sónia Rebocho e Ricardo Rosário, manifestaram a sua alegria por darem à estampa este trabalho que efectuaram ao longo dos últimos quatro anos. De certa forma Sónia Rebocho, focalizou o seu trabalho na procura das fontes que deram origem ao início da feira, nomeadamente documentos do Séc. XVIII, e Ricardo Rosário na recolha de testemunhos sobre a realização da feira já na época actual.

Sónia Rebocho, referiu as dificuldades na recolha das fontes primárias, primeiro pela impossibilidade de consulta devido a decurso do processo de digitalização dos documentos no arquivo nacional da Torre do Tombo, e posteriormente pelas restrições impostas pela pandemia, que felizmente acabou por permitir a conclusão do trabalho numa data “redonda” os 300 anos da Feira de Setembro.

Igualmente Ricardo Rosário, se regozijou pelo terminar de um trabalho que, da sua parte, passou muito pela recolha de depoimentos, com personalidades riomaiorenses bem conhecidas, como Feliciano Júnior, muitas delas já falecidas, o que permitiu ter uma ideia do que foi a Feira, essencialmente durante o Séc. XX.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.