Início>Atualidade>RIO MAIOR: ONDE OS JOGOS OLÍMPICOS COMEÇAM ANTES
Rio Maior e os Jogos

RIO MAIOR: ONDE OS JOGOS OLÍMPICOS COMEÇAM ANTES

Rio Maior e os Jogos Olímpicos

A cidade de Rio Maior, a 80 km de Lisboa, possui um dos melhores Complexos Esportivos de Alto Rendimento e de Preparação Olímpica do mundo (Rio Maior Sports Centre – DESMOR).

Para muitos, o melhor.

Como é o caso do Brasil que, há muito, adotou o local como Centro de Preparação para os principais eventos internacionais.

Anúncio

Anúncio

A natação brasileira realiza seus estágios de preparação na cidade, desde o início dos anos 2000, com o auxílio do então presidente do COP, José Vicente Moura, e do DT da FPN, Prof. José António Sacadura (atual Coordenador).

Os Jogos de Paris 2024 começarão antes em Rio Maior. Várias equipes, em diversas modalidades, farão sua preparação final antes da entrada na Vila Olímpica, na cidade.

Ao desembarcar já estarão vivendo o clima dos Jogos. Foco, concentração, estratégia, tática, adaptação, horários de treinos compatíveis com os de competição e movimentos e ações como se já estivessem no campo de competição.

Estará valendo!

Vários são os motivos para realizar o estágio em Rio Maior: localização estratégica – 1 hora de Lisboa, 2 horas e meia de voo entre Lisboa e Paris, somente 1 hora de fuso horário, alimentação, proximidade do alojamento e refeitório com os locais de treinamento, clima semelhante ao de Paris, equipamentos de tecnologia, fisioterapia, musculação e recuperação, instalações de excelência.

Na bagagem das delegações dois ingredientes importantes: esperança e confiança.

Mesmos ingredientes que estavam nos que fizeram o estágio em Rio Maior e conquistaram 18 medalhas em cinco modalidades nos Jogos de Tóquio.

Os bons resultados obtidos por Portugal nos Campeonatos Europeus de Natação 2022 também passam por Rio Maior. Que ali desenvolve projetos permanentes de Alto Rendimento e Centro de Formação de Nadadores, dirigidos pela Federação Portuguesa de Natação.

Com toda essa história, sugiro que o passo próximo seja a construção de um Memorial. Registro e reverência à excelência.

Veja mais artigos sobre Desporto no RMJORNAL

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Ricardo Moura
Participou em 7 edições dos Jogos Olímpicos, 6 Jogos Pan-Americanos, 25 Campeonatos Mundiais. Membro do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos. Secretário Tesoureiro da Confederação Sul-Americana de Natação e da Confederação Latina de Natação. Gerente de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, por 27 anos. Participação em projetos de conquista de 10 medalhas olímpicas. Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Instituto Olímpico Brasileiro -IOB/COB, de 2009 a 2017. Autor do livro Gotas Olímpicas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.