Início>Cultura e Desporto>História Rio Maior Basket
Rio Maior Basket

História Rio Maior Basket

Rio Maior Basket há 18 anos em Rio Maior

A modalidade de basquetebol é desporto rei em inúmeros países mundiais, com especial importância nos Estados Unidos da América (EUA) com o famosíssimo campeonato da NBA em destaque. Mas não é só nos EUA que a modalidade está presente em força, pois segundo as principais empresas de monitorização estatística na internet, a modalidade de basquetebol surge em segundo lugar nas pesquisas mundiais diárias, logo a seguir ao futebol, demonstrando claramente o interesse na mesma em todo o mundo. Em Portugal não é excepção sendo praticada por aproximadamente 45.000 atletas federados, logo a seguir ao futebol, primeiro da lista.

O Rio Maior Basket foi fundado em 2004, tendo sido o actual presidente, Pedro Martins, um dos fundadores. Com 18 anos de existência o clube conta com 10 títulos distritais nos diversos escalões de formação e um 4º lugar no campeonato nacional da segunda divisão feminina na época desportiva 2015/2016. Ao longo da história do clube foram formados diversos atletas com destaque para a atuais internacionais portuguesas Mariana Silva e Marta Martins.

Ao longo dos anos o Rio Maior Basket atravessou diversos momentos na sua história. Na época 2013/2014 diversos clubes da região Oeste uniram-se, formando o Rio Maior Basket Oeste que competiu na 1ª divisão nacional de seniores masculinos. Em 2019, fruto da parceria com a MVP Academy, a estrutura e recursos do clube cresceram, contando atualmente com mais de 120 atletas, distribuídos por 10 equipas, que abrangem desde os mais novos (minibasquete), a base e futuro de qualquer modalidade, até equipas seniores, formadas por jovens atletas. Nestas equipas trabalham treinadores qualificados com experiência internacional, conciliando a prática desportiva com a formação académica, através de valores como a responsabilidade, ética, rigor, espírito de grupo, exigência e compromisso.

Anúncio

Anúncio

O clube pretende que cada Atleta adquira o gosto pela prática desportiva, salientando-se a importância inerente a tal, quer ao nível de uma boa formação Ético Desportiva, quer aos níveis da Cooperação, Responsabilidade, Hábitos de trabalho e Preservação das condições de realização da Actividade Física. Desta forma o Rio Maior Basket tem ajudado a Sociedade a formar pessoas, como é responsabilidade dos clubes e associações, na nossa perspectiva, de que é exemplo o Prémio Cesto na Escola, que foi implementado faz diversos anos e que se destina a premiar os atletas que melhor conciliam a vida desportiva com os estudos. Para o Rio Maior Basket e MVP Academy, o êxito desportivo é importante, mas o mais essencial é a formação dos atletas, os futuros homens e mulheres da nossa Sociedade. Atualmente o clube vive um período de transformação na sua estrutura e um consequente aumento do papel que o clube tem vindo a desempenhar na comunidade riomaiorense através da intervenção nas escolas, com atividades lúdico-desportivas, promotoras da prática de atividade física e da modalidade de basquetebol. Estas atividades têm decorrido na escola básica Marinhas do sal, na Escola Básica Latino coelho, na Escola Básica Mina do espadanal e na Escola Básica Fernando Casimiro.

Veja mais artigos desta categoria no RMJORNAL.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Afonso Santos
Estudante de Sistemas de Informação que aprecia escrever sobre conteúdo técnico, tecnologia e exploração espacial. É autor e participante em projetos de programação de código aberto.
https://afonsosantos.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.