Início>Atualidade>Feira da Cebola – 300 anos de História

Feira da Cebola – 300 anos de História

A edição de 2022 – Feira da Cebola tem início dia 1 de Setembro e prolonga-se até dia 4.

Feira da Cebola, que manda a tradição se realiza no primeiro dia do mês de setembro, tradição essa que comemora este ano 300 anos de existência.

A feira da Cebola é o certame mais antigo de Rio Maior, a sua história remonta ao século XVII.

Corria o ano de 1769, quando foi emitido um despacho pelo Desembargo do Paço do Rei D. José I, a autorizar aos moradores de fráguas a realização de uma feira com o intuito de custear a construção de uma ponte em pedra sobre a ribeira, com o objectivo de substituir as traves por onde se fazia a travessia, pois as ditas traves representavam perigo de vida para os que a usavam.

Anúncio

Anúncio

D. José I concede uma feira ao nosso concelho, mas, segundo o apurado, nas Chancelarias de D. João V, a Feira de Setembro já tinha sido instituída por este rei em 1722.

Para a comemoração desta efeméride, a Organização tem programada para o dia 2 de Setembro pelas 19h30 a apresentação do livro “300 anos da feira de Setembro”, uma edição da Câmara Municipal de Rio Maior, apresentação essa que terá lugar no espaço WINE BAR dentro do certame.

O destaque deste certame vai para a “rua dos ceboleiros” que, este ano, contará com a presença de 20 ceboleiros, acompanham algumas novidades, como o Festival de Fanfarras, e o Festival de Folclore e a Taça de Portugal de Paraquedismo.

No interior do Pavilhão Multiusos de Rio Maior os visitantes poderão encontrar a habitual área dedicada à restauração, dinamizada por diversas associações do concelho, onde, à semelhança do que acontece na Feira das Tasquinhas, poderá degustar o melhor da gastronomia da nossa região, podendo de seguida saborear o tradicional café, seguido de um doce regional, bem como visitar a área de Exposição Agroalimentar e Empresarial e o novo espaço Frimor Fun Park, dedicado aos mais novinhos.

No cartaz dos concertos, Toy será cabeça de cartaz no dia 1 de Setembro, Pedro Abrunhosa é o convidado do dia 2, e para o dia 3 está previsto o concerto de Paulo Gonzo e um Festival de Fanfarras. Encerra dia quatro com o Festival de Folclore. Aos concertos principais juntam-se actuações de bandas locais e DJ’s.

A entrada na Feira é gratuita, com excepção dos concertos de Pedro Abrunhosa e Paulo Gonzo, todos os outros espectáculos são de entrada livre.

Os bilhetes para os eventos pagos, têm um valor de 5 € para um único concerto, ou 7.5 € para dois concertos, e podem ser adquiridos Cineteatro de Rio Maior, online em www.ticketline.pt e nos dias dos concertos na bilheteira do evento. O concerto de Toy e os Festivais de Fanfarras e Folclore são de entrada gratuita.

Horário do Certame:

Quinta e Sexta – 19.00H | 00.00H / Sábado – 12.00H | 00.00H / Domingo – 12.00 | 23.00

Horário das bilheteiras: Quinta : 19.00 H – 00.00H / Sexta e Sábado: 18.00H – 00.00H

Horário de abertura recinto de espetáculos: 21.00H / Domingo: 15.00H

Horário Paraquedismo: Sábado: 9.00H – 19.00H / Domingo: 8.00H – 14.00H

Horário dos concertos: 22.30H

Veja mais artigos no RMJORNAL

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.