Início>Atualidade>Campeonato do Mundo de Águas Abertas 2022
Mafalda Rosa

Campeonato do Mundo de Águas Abertas 2022

Clube de Natação de Rio Maior com excelentes Resultados no Campeonato do Mundo de Águas Abertas

Mafalda Rosa, obteve a 12 º posição , e Tiago Campos entrou no Top 20, dos nadadores Mundiais, nos 10km de águas abertas dos Campeonatos do Mundo, disputados na cidade Budapeste, no início do mês de julho.

A nadadora Portuguesa melhor classificada foi a Angélica André do FCP, que obteve o 7º lugar mundial.

Outro destaque foi sem dúvida a brilhante classificação da estafeta mista nacional (Mafalda Rosa, Tiago Campos, Angélica André e Diogo Cardoso) dos 4×1500 M, também no TOP 10.

Anúncio

A estrela destas provas, foi uma outra nadadora que treinou em Rio Maior, antes dos jogos de Tóquio, Ana Marcela Cunha, conseguindo um feito inédito, ao obter o 3º lugar nos 10km, vencer os 5km, e obter novo ouro nos 25 Km, numa emocionante chegada ao sprint.

Com estes feitos Ana Marcela, entra para uma limitadíssima galeria de notáveis, onde estão, os Estadounidenses Michael Phelps, e Katie Ledcky, a Húngara, Katinka Hosszú, e Ana Marcela Cunha, que ganharam o maior número de títulos na mesma provas, (ver figura), conforme muito bem notícia o nosso amigo Ricardo Moura, antigo seleccionador do Brasil e que também já estagiou no complexo de Rio Maior com campeões Olímpicos.

O Treinador do Clube de Natação de Rio Maior, Nuno Ricardo, visivelmente contente com os resultados obtidos, prestou declarações ao RMJORNAL, e deixa tudo bem claro:

Tiago Campos

“A melhor expectativa para este Campeonato do Mundo seria um top 20 para a Mafalda e Top25 para o Tiago.

O Tiago no último mundial em 2019 fez 49°lugar desta vez foi 20° e não teve a melhor sorte pois no dia anterior à prova surgiram sintomas fortes de gripe (febre, dores musculares, garganta inflamada e expectoração). Aplicamos o nosso melhor conhecimento para combater esta situação e esteve em cima da mesa a não participação caso não apresentasse melhoras no dia da competição.
A Mafalda foi estreante em Mundiais Absolutos e com 18 anos conseguiu o melhor resultado da natação portuguesa de sempre num mundial de 10km em Águas Abertas.

Com um brilhante 12°lugar carimbou a sua imagem na elite mundial desta modalidade. Foi superada pela experiente Angélica André que também marcou o Mundial com um excelente 7°lugar.
Diogo Cardoso também jovem neste Mundial alcançou um bom lugar 27º.
Os 4 fizeram também a prova de estafetas de 4x1500m e atingiram um histórico 10°lugar.
Foram os melhores mundiais de sempre da história da natação e abrimos assim portas para um futuro risonho.”

Nuno Ricardo em declarações ao RMJORNAL, 4 de Julho
Selecão Àguas Abertas

O RMJORNAL, não pode deixar de felicitar todos os intervenientes, nomeadamente os nadadores, treinadores e dirigentes, do CNRM e da Federação Portuguesa de Natação.

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.