Início>Atualidade>7º Fórum do Movimento Associativo do Concelho de Alpiarça
Movimento Associativo

7º Fórum do Movimento Associativo do Concelho de Alpiarça

Águias realizam 7º Fórum do Movimento Associativo em Alpiarça

Conforme o RMJornal noticiou decorreu no dia 31 de março, pelas 20.30 h, nas instalações do Clube Desportivo “Os Águias”, em Alpiarça, o 7º Fórum do Movimento Associativo do Concelho.

Organizado pelo Clube Desportivo “Os Águias”, a Associação Independente para o Desenvolvimento de Alpiarça e a Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, contou com a participação de mais de 30 particpantes em nome de 17 associações.

Além dos participantes das associações marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, o Vereador do Desporto e Juventude e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto bem como do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Anúncio

Anúncio

Nas intervenções teve especial relevo o fianciamento do movimento associativo, e a necessidade de um rejuvenescimento dos dirigentes, para além do relevo dado a inúmeras acções realizadas pelas diferentes associações.

O representante da Confederação das Coletividades (CPCCRD) referiu os diversos apoios que esta entidade pode disponibilizar, desde a ajuda na preparação de candidaturas a programas até à realização de ações de formação direcionadas para as necessidades das associações.  Considerou, igualmente, a importância do 7º Fórum como manifestação de vitalidade do movimento associativo em Alpiarça, apesar das dificuldades que tem enfrentado.

Sobre as ajudas financeiras disponíveis, falou o representante do Instituto da Juventude (IPDJ) que realçou a necessidade das associações conhecerem os programas existentes e apresentarem as suas candidaturas, não esquecendo que o apoio dado não cobre a totalidade dos custos dos projetos.

A importância do autofinanciamento e da existência de um gabinete municipal de apoio às associações foram outros dos temas discutidos.

Por fim a Presidente da Câmara Municipal Sónia Sanfona, falou sobre as limitações da autarquia mas mostrou-se favorável à criação de um apoio técnico municipal às associações. No seguimento da sua intervenção prestou igualmente informações sobre as diligências em curso que a autarquia está a levar a cabo, de modo a fazer face aos problemas relacionados com a limpeza da Vala Real e sobre a situação da Albufeira dos Patudos

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.