Início>Atualidade>Ana Abrão expõe em Alpiarça
Exposição de Fotografia Ana Abrão

Ana Abrão expõe em Alpiarça

Novos Mundos de Ana Abrão

Depois de exibida no passado mês na Fundação do Oriente, a exposição de fotografia de Ana Abrão, “Novos Mundos”, vai inaugurar a 5 de Março, pelas 16,00 , na Galeria N118, em Alpiarça!

Ana Abrão viaja pelo mundo e vai captando a diversidade das pessoas e a beleza humana.

Seja no papel de fotógrafa, ou de viajante, mantem uma observação atenta às características culturais, transpondo para o nosso mundo, alguns aspectos pouco conhecidos dos costumes de “outros mundos”.  

Anúncio

Anúncio

A presente exposição de fotografias surge em consequência do lançamento do livro “Outros Mundos” e ambos resultam de uma imersão na cultura asiática durante um ano, um mês e uma semana em que a fotógrafa Ana Abrão deixou Portugal sem roteiro definido e sem data de retorno.

A mostra compõe-se de algumas fotografias do livro e muitas outras associadas por grupos temáticos onde cada um utiliza, como linha condutora, uma característica cultural, uma tribo ou minoria étnica de uma região específica da Ásia.

Nota Biográfica

Autora do livro “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”. 

Aliando a fotografia de retratos a uma grande experiência como viajante, Ana Abrão utiliza a fotografia como ferramenta, não só para dar a conhecer ao “mundo de cá” a beleza da cultura de “outros mundos”, como também para, subtilmente, colocar em pauta questões sobre direitos humanos.

Graduada em Psicologia e doutorada em Psicologia/Informática, Ana Abrão reduziu o seu investimento na carreira de professora universitária, depois de onze anos a dar aulas no Algarve, para seguir o seu gosto pela Fotografia. Exerce profissionalmente a fotografia há cerca de treze anos.

Ana Abrão

A Autora luso-brasileira representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios (21 medalhas e 61 menções honrosas). Pontualmente, participa em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.

Tem o reconhecimento “Excellence” em arte fotográfica pela Photographic Society of America, além de “Artist” e “Excellence” pela associação europeia International Federation of Photographic Art.

Atualmente, é a representante da Photographic Society of America, em Portugal e curadora do site de fotografias Olhares.com.

Ana Abrão viu o seu livro “Outros Mundos” destacado como livro de fotografia do ano pela Federation of European Photographers (Bruxelas) e como segundo melhor livro pela prestigiada One Eyeland (Los Angeles).

Além destes destaques, recebeu também uma Menção Honrosa pela International Photography Awards (IPA).

A capa do Livro obteve o 1º lugar no tema “Celebration of Humanity” tendo sido seleccionada como a melhor imagem individual entre 20 mil imagens pelo Travel Photographer of the Year (TPOTY – Bélgica).

Como gosta de dizer:

“Desejo, com todas as minhas células, viajar pelo mundo com a minha câmara. Quero vivenciar pessoas de culturas diferentes, quero descobri-las por dentro, quero que nas minhas imagens sejam o espelho do melhor que têm, das suas mais belas expressões, da melhor parte de si mesmas. Quero contar as suas histórias para o mundo.”

Ana Abrão

Veja outros artigos na Categoria Cultura do RMJORNAL

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.