Início>Tecnologia>As Redes Sociais
Redes Sociais

As Redes Sociais

Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp estiveram OFF

Foi na passada segunda-feira, dia 4 de outubro, que as redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp estiveram offline durante cerca de 6 horas, período que se assemelha a 2019, onde estiveram offline por mais de 24 horas, afetando assim os que dependem destes serviços para vender, comunicar e partilhar.

Este assunto chegou às televisões nacionais e até internacionais, um pouco por todo o mundo, sendo que nos EUA foi assunto de capa dos principais canais e jornais, algo nunca antes visto. O assunto foi tratado como sendo uma “emergência” nacional.

O “caos”

Tal como muitos utilizadores, uso o WhatsApp diariamente para comunicar com amigos, familiares e até colegas de trabalho. Durante o período em que este esteve offline, primeiro pensei que se tratasse de um problema com o meu telemóvel, visto que há algumas horas atrás tudo funcionava sem problemas. Após ler online que realmente os serviços estavam com problemas, o mistério ficou desvendado.

Anúncio

Foi uma tarde estranhamente silenciosa – sem mensagens, chamadas, notificações. Talvez os SMS sejam desconhecidos pelas gerações mais novas, ou até mesmo pelas mais velhas.

Nas televisões, rádios e sites de notícias online o assunto do momento era sempre o mesmo: “Facebook, WhatsApp e Instagram estão offline”.

Os rivais

As redes sociais rivais, como o Twitter e o Reddit, receberam novos utilizadores durante o dia, onde foi discutido o estado dos rivais.

A rede social Twitter cumprimenta os seus novos utilizadores

O Twitter, após receber um aumento significativo no tráfego, cumprimentou os seus utilizadores, num tweet que chamou a atenção de várias celebridades, marcas e empresas.

Parar para pensar

A tarde sem as redes sociais levou muitos a pensarem realmente no que seria a vida sem estas ferramentas.

É verdade que vieram ajudar em muito a comunicação, partilha e até mesmo nos negócios, mas como tudo, devem ser usadas com moderação, algo que muitos ignoram.

Com isto, peço ao leitor que pare, e pense no que seria a nossa vida sem estas ferramentas, e ainda, que considere a sua utilização apenas para o necessário.

Anúncio

Anúncio

Afonso Santos
Estudante de Sistemas de Informação que aprecia escrever sobre conteúdo técnico, tecnologia e exploração espacial. É autor e participante em projetos de programação de código aberto.
https://afonsosantos.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.