Início>Atualidade>Haverá novamente eleições em Arrouquelas?
Arrouquelas

Haverá novamente eleições em Arrouquelas?

Haverá novamente eleições em Arrouquelas?

Actualizado às 22h55 de 11 de Outubro

A Assembleia de freguesia de Arrouquelas, rejeitou a lista para a Junta de freguesia de Arrouquelas, proposta pelo presidente eleito, o cabeça de lista do partido socialista, Mário Pião, com quatro votos contra e três e a favor.

Conforme dispõe a lei das autarquias, foram convocados para tomar posse na Assembleia de freguesia de Arrouquelas, os sete membros eleitos no acto eleitoral do passado dia 26 de Setembro.

Três mandatos pertenciam ao Partido Socialista, que ganhou as eleições com 170 votos, mais 17 votos do que o Movimento de Sim por Arrouquelas, que obteve igualmente três mandatos, e um mandato à coligação Juntos pelo Futuro que obteve 70 votos.

Anúncio

Depois de todos os membros empossados, o presidente eleito, presidiu à primeira assembleia, e propôs uma lista com os restantes membros do PS, lista essa que foi rejeitada com quatro votos contra dos membros eleitos pelo Movimento Sim e da coligação Juntos pelo Futuro.

De imediato, o Presidente Mário Pião solicitou nova votação nominal e propôs o nome do segundo elemento da lista do PS, tendo este sido igualmente rejeitado por resultado igual ao anterior.

O Presidente eleito, visivelmente agastado com a situação, declarou que este procedimento, não era conducente com o respeito pelo decisão dos eleitores, e que lamentava que as decisões das estruturas de cúpula dos partidos, tivessem impelido a eleita pela coligação a não aceitar a proposta para presidir à Assembleia de Freguesia.

Afirmou ainda, que se for necessário, irá novamente a eleições e aceitará qualquer resultado, referindo, no entanto, que a população de Arrouquelas irá com toda a certeza penalizar aqueles que optaram por rejeitar a proposta de constituição da junta, obstaculizando o seu normal funcionamento.
Já fora da assembleia declarou, ao RMJornal, que irá convocar nova assembleia de freguesia, para tentar mais uma vez reverter a situação e caso não seja possível haverá novamente eleições.

O RM Jornal, contactou Alexandre Jacinto, cabeça de lista pelo movimento sim por Arrouquelas, que prestará declarações durante a tarde de amanhã, não tendo conseguido até ao momento contactar Teresa Fialho, cabeça de lista pela coligação Juntos pelo futuro, mas aguardando a qualquer momento poder ter informação desta força política.

10/Out 12h:

Já contactada a cabeça de lista Teresa Fialho, informou-nos que irá prestar declarações após a reunião com os elementos da sua candidatura que ira ocorrer hoje por volta das 20h.

Depois da Reunião de hoje de manhã dos elementos afectos ao movimento Arrouquelas SIM, o seu Cabeça de Lista Alexandre Jacinto, declarou ao RM Jornal, que nunca houve qualquer acordo com Mário Pião, e que respeitando o resultado da votação é sua intenção optar por ficar na oposição, efectuando-a de modo responsável.

10/Out 23h55:

Com crítica à forma como decorreu o final da reunião, e discordando das declarações do Presidente de Junta, Mário Pião, O Movimento Sim por Arrouquelas, considera que a democracia deve funcionar e que só é possível eleger os vogais da Junta se for possível conseguir uma maioria na assembleia, pelo que a Lista do Partido Socialista deve procurar esses entendimentos, e não tentar resolver de forma unilateral a composição da Junta não tendo maioria.

O Comunicado do PSD só deve ser tornado público amanhã, e o RM Jornal irá ouvir igualmente as declarações do Cabeça de Lista Mário Pião

11/Out/22H

A Coligação Juntos Pelo Futuro emitiu hoje, 11 de Outubro de 2021, um comunicado sobre os acontecimentos ocorridos aquando da tomada da Assembleia de tomada de posse da Assembleia de Freguesia de Arrouquelas.

Elencando no referido comunicado a cronologia dos acontecimentos sobre as reuniões havidas entre cabeças e de lista do PSD e do PS, e entre as estruturas, afirmam que em 27 de Setembro, data da primeira reunião entre o Mário Pião e Teresa Fialho (sic) “o eleito Mário Pião deixa antever que não pretende realizar qualquer cedência no seu executivo. Assim, ficou a eleita Teresa Fialho de falar com a sua equipa e, posteriormente, entrarem em contacto” facto que segundo o comunicado foi reiterado a 2 de Outubro em nova reunião entre os mesmos intervenientes, podendo no entanto ceder à coligação a presidência da Mesa da Assembleia mas mostrando-se indisponível para ceder lugares no executivo (sic) “Nesta reunião, Mário Pião transmite novamente a Teresa Fialho que nem sequer equaciona a cedência de qualquer lugar no seu executivo, considerando ceder à Coligação Juntos Pelo Futuro a posição de Presidente de Assembleia,”

Posteriomente e em reunião de 6 de Outubro “o líder da Coligação Juntos Pelo Futuro, transmite ao eleito Mário Pião que depois de discutido o assunto com a equipa de Arrouquelas, e não tendo existido maioria resultante do ato eleitoral, foi por todos considerado que, para a criação de um ambiente de saudável e efetiva governabilidade da Junta de Freguesia de Arrouquelas, deveria existir um compromisso real entre as partes, integrando a eleita Teresa Fialho o executivo liderado por Mário Pião,” . Esta proposta foi recusada pelo presidente de Junta eleito Mário Pião, tal como refere o comunicado e o RM Jornal apurou.

A reunião entre as estruturas partidárias ocorrida a 9 de Outubro, decorreu em ambiente cordial, mas foi completamente inconclusiva, ficando o impasse no ar. (conclusão nossa)

Por fim o comunicado relata que após a votação da assembleias ocorreram o que acham de ” uma série de desconsiderações relativamente a todos os eleitos das forças políticas adversárias à sua,” (sic) por parte do Presidente de Junta, e terminam afirmando ...”que continuaram disponíveis para ser parte da solução, afastando sempre qualquer “estado de alma” …” (sic), sem no entanto levantarem o véu sobre se irão em próxima reunião aceitar a proposta dos eleitos pelo PS de ocuparem a presidência da Mesa.

Pode ler o Comunicado na íntegra aqui

O Rm Jornal irá logo que possível ouvir os responsáveis do Partido Socialista sobre este assunto.

Mais artigos desta Categoria podem ser vistos aqui

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.