Início>Freguesias>Autárquicas 2021 – Rio Maior
Autárquicas 2021 - Rio Maior

Autárquicas 2021 – Rio Maior

Acompanhe aqui as noticias relativas às eleições autárquicas de Rio Maior. O Rio Maior Jornal, informa a partir de fontes oficiais.

Resultados às 21:00.

Atualizações ao Vivo

  • 12:00 – Afluência às urnas era de 24%, superior ao total nacional que era inferior à 21%
  • 16:00 – Afluência às urnas em Rio Maior era de 42%, em 2017 a média foi de 41%
  • 20:00 – Urnas Encerradas
  • 20:15 – Abstenção nacional entre 45% e 50% (projeção RTP/Católica)

Em Rio Maior…

Anúncio

Anúncio

Alcobertas

Coligação Juntos pelo futuro conquista junta de freguesia de Alcobertas com 631 votos, presidente reeleito.

União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João

Coligação esmaga PS em União de Freguesias de São João Ribeira e Ribeira de S. João com mais do dobro dos votos para a Câmara Municipal. Leandro Jorge reeleito com 410 votos contra 269 do PS.

União de Freguesias de Azambujeira e Malaqueijo

Movimento Independente conquista União de Freguesias de Azambujeira e Malaqueijo com 264 votos contra 157 da coligação Juntos pelo Futuro e 17 da CDU.

União de Freguesias da Vila de Marmeleira e Assentiz

Junta da União de Freguesias da Vila de Marmeleira e Assentiz ganha pela coligação Juntos pelo Futuro com 2 mandatos, seguida do PS com 2 mandatos e CDU com 1 mandato. A coligação Juntos pelo Futuro teve 210 votos, contra 145 do PS e 119 da CDU. De referir a grande diferença de votos entre as duas localidades entre a Coligação que ganhou em Assentiz por 130 votos contra 29 da CDU e perdeu na Vila da Marmeleira com 80 votos contra 90 da CDU. A lista do PS teve menos votos na Vila da Marmeleira, onde o cabeça de lista é residente, do que em Assentiz com 59 e 86 votos, respetivamente.

Asseiceira

A candidata Filipa Raimundo da Coligação Juntos pelo Futuro foi reeleita na junta de freguesia da Asseiceira reforçando largamente o resultado de 2017 com a obtenção de 5 mandatos dos 7 possíveis, restando os outros 2 ao PS que tinha perdido por escassos 26 votos há quatro anos. A lista da CDU que há quatro anos tinha elegido 1 mandato não conseguiu qualquer representante na Assembleia de Freguesia.

Fráguas

Hélio Batista, cabeça de lista pelo PS nas Fráguas, conquistou uma das duas juntas que o PS ganhou à Coligação Juntos pelo Futuro nas Eleições Autárquicas de 2021. Com uma vantagem de 81 votos obtém a maioria absoluta com 4 mandatos contra 3 da Coligação Juntos pelo Futuro. Este resultado catapultou ainda a lista do PS para a única mesa de voto vencedora, por escassos 2 votos, para a Câmara Municipal.

De salientar que esta vitória foi obtida contra a candidatura de José Manuel Santos, inicialmente cabeça de lista há quatro anos, substituído nesse ato eleitoral pelo seu filho, por impossibilidade de ser candidato decorrente do impedimento legal.

União de Freguesias de Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada

Augusto Pedro Pereira, recandidato pelo PS, obteve a vitória contra Raúl Bouzada Pinto, que se candidatava ao seu último mandato.

Augusto Pedro Pereira transformou uma desvantagem de 26 votos em 2017 para uma vantagem de 85 votos, tendo obtido a maioria absoluta com 4 mandatos. Com a vitória da Junta obtida logo ao início da noite eleitoral, e um resultado animador para a Câmara Municipal na mesa da Arruda parecia que o PS estava num caminho de mudança que se veio a dissipar ao longo da noite.

Súmula dos Resultados Eleitorais

Filipe Santana Dias elege 5 vereadores na primeira vez que se apresenta à votação dos Riomaiorenses, evitando uma ilusão que podia ter acontecido pela presença do CHEGA que se apresenta pela primeira vez a eleições autárquicas. Tão pouco é fácil de explicar que o PS que manteve a Junta de Arrouquelas e conquistou mais duas, Arruda/Outeiro e Fráguas, viu escapar quase 300 votos para a Câmara Municipal em relação a 2017.

Em atualização.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.