O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”.

Clive Sinclair inventou a calculadora de bolso, mas ficou mais conhecido por popularizar o computador doméstico, levando-o às lojas a preços acessíveis.

Sinclair Scientific
Sinclair Scientific, uma das primeiras calculadoras de bolso

Os mais novos podem não conhecer, mas o ZX Spectrum foi o microcomputador mais influente durante a década de 1980. Vamos relembrar este marco na história, que para muitos, foi o impulsionador da descoberta de um novo mundo.

Anúncio

Anúncio

Sinclair Radionics

O responsável pelo ZX Spectrum deixou de estudar aos 17 anos e trabalhou durante quatro anos como jornalista especialista, para angariar fundos para fundar a Sinclair Radionics.

No início dos anos de 1970, Sinclair inventou uma série de calculadoras projetadas para serem pequenas e leves o suficiente para caber no bolso, numa época em que maioria dos modelos existentes eram do tamanho de salas. “Ele queria tornar as coisas pequenas e baratas para que as pessoas pudessem obtê-las”, disse Belinda Sinclair.

ZX80

ZX80
ZX80, lançado em 1980

O seu primeiro computador doméstico, o modelo ZX80, batizado com o nome do ano em que apareceu, revolucionou o mercado informático. Custava 79,95 libras (cerca de 94 euros) em peças e 99,95 libras (cerca 117,12 de euros) montado, cerca de um quinto dos preços de outros computadores domésticos na época. Na altura, vendeu 50 mil unidades. O seu sucessor, o ZX81, custava 69,95 libras (cerca de 82,02 euros) e venderam-se 250 mil unidades.

Em 2010, Sinclair disse ao The Guardian que teve “um lucro de 14 milhões de libras (16,41 milhões de euros) num só ano”.

Em 1982, foi lançado o ZX Spectrum 48K. As teclas de borracha e o som metálico não o impediram de ser fundamental no desenvolvimento da indústria de videojogos.

Apesar dos vários sucessos que teve, também criou outros aparelhos que não foram tão bem sucedidos, como o triciclo elétrico C5 ou a Sinclair TV80, uma das primeiras televisões portáteis.

Em Portugal

No final do ano passado nasceu o Museu Load ZX Spectrum, em Cantanhede, no distrito de Coimbra. O espaço é bastante nostálgico para os que viveram a época, mas também uma homenagem ao criador dos computadores que apareceram nos anos 1980 e à sua ligação “desconhecida” a Portugal.

Mais artigos como este na categoria de Tecnologia.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Afonso Santos
Estudante de Sistemas de Informação que aprecia escrever sobre conteúdo técnico, tecnologia e exploração espacial. É autor e participante em projetos de programação de código aberto.
https://afonsosantos.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.