O icónico pinguim, o Tux, faz hoje 30 anos!

Foi a 25 de Agosto, que há 30 anos atrás, Linus Torvalds, um engenheiro informático Finlandês, deixou a histórica mensagem no fórum de discussão do Minix – um sistema operativo anterior ao Linux.

Mensagem icónica que marcara o início do desenvolvimento do conhecido Linux
Mensagem icónica que marcara o início do desenvolvimento do conhecido Linux

Nas suas palavras, “apenas um hobby, não vai ser nada grande e profissional como o GNU”, bem Linus sabia o que tinha criado, apenas alguns anos depois. Linus continua, até hoje, no ativo desenvolvimento do Linux, sendo um dos principais contribuidores com código no repositório.

Anúncio

Distribuições

Ao longo dos anos várias distribuições, ou variações do Linux foram surgindo, algumas voltadas para o consumidor geral, outras para utilização em servidores, e até mesmo distribuições como o Hannah Montana. Alguns dos mais conhecidos e populares são o Ubuntu, Debian e CentOS.

Até mesmo o leitor pode utilizar Linux para o dia a dia, podendo instalá-lo no seu computador e experimentar. Mais à frente faremos uma série de artigos mais em detalhe sobre o Linux.

Linux em 2021

Todos conhecemos equipamentos e já trabalhámos com o Linux, como é o caso do Android, sites online e equipamentos como televisões inteligentes, consolas de jogos, sistemas de navegação, entre muitos outros.

Aqui ficam algumas estatísticas que poderão surpreender:

  • Em 2021, o total de linhas de código publicadas no repositório do Linux (que está disponível para consulta pública aqui) atingiu 27.8 milhões.
  • Todos os supercomputadores do topo 500 do mundo utilizam Linux.
  • Dos 25 sites de topo do mundo apenas 2 não utilizam Linux no servidor.
  • 96.3% do top 1 milhão de servidores utilizam Linux.
  • 85% de todos os smartphones utilizam Linux.

Tux, a mascote

Porquê um pinguim? O Tux, como é o conhecido o pinguim mascote, resultou de um concurso para o logótipo do Linux, ganho por Larry Ewing.

Para saber mais sobre a mascote, recomendamos a leitura do artigo A origem do Tux, a mascote do Linux! no blog Pplware.

Tux, a mascote do Linux
Tux, a mascote do Linux

Terra e mais além…

As grandes empresas, como a NASA, utilizam Linux nas suas operações dia a dia, como o conhecido robô que chegou a Marte, o helicóptero enviado para Marte, e muito mais. Também a SpaceX utiliza Linux nos sistemas de navegação autónoma das suas naves e cápsulas.

Fique atento à categoria de Tecnologia para uma série sobre Linux.

Anúncio

Anúncio

Afonso Santos
Estudante de Sistemas de Informação que aprecia escrever sobre conteúdo técnico, tecnologia e exploração espacial. É autor e participante em projetos de programação de código aberto.
https://afonsosantos.me

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.