Início>Atualidade>20 de julho -Dia do Amigo, Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação,  Dia Internacional da Lua e  Dia Internacional do Xadrez 
amigo

20 de julho -Dia do Amigo, Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação,  Dia Internacional da Lua e  Dia Internacional do Xadrez 

Efeméride – Dia do Amigo

A origem da data remonta a 1969, data da chegada do homem à Lua, que demonstra a união dos homens para alcançar objetivos. 

Como tão importante que é, as datas de celebração da amizade multiplicam-se. Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu designar o Dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade.

Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação

o Dia Nacional da Doação e de Órgãos e da Transplantação, após a sua institucionalização a 20 de julho de 2019 (Despacho n.º 5975/2019, de 26 junho de 2019), para assinalar a data de realização do primeiro transplante de órgãos em Portugal, um transplante renal com dador vivo, realizado há 50 anos nos Hospitais da Universidade de Coimbra, por uma equipa médica liderada pelo Professor Linhares Furtado.

Serve para dar o reconhecimento aos dadores e famílias, aos profissionais de saúde, assim como para recordar à sociedade que a doação de órgãos ajuda a salvar a vidas.

Portugal ocupa um lugar cimeiro no panorama da doação e transplantação a nível mundial, sendo o quarto país europeu com maior número de dadores falecidos.

A disponibilidade de órgãos para transplantação depende exclusivamente da generosidade dos cidadãos, da sua predisposição para a dádiva, e do esforço de todos os profissionais de saúde envolvidos desde a identificação ao tratamento dos potenciais dadores à transplantação.

A rede nacional de doação e transplantação conta com inúmeros profissionais que asseguram uma resposta permanente, para que não se perca nenhuma oportunidade de melhorar a qualidade de vida dos doentes com falência terminal de órgão, devolvendo-lhe a esperança e salvando-lhe a vida.

 Dia Internacional da Lua 

O Dia Internacional da Lua celebra-se anualmente a 20 de julho, data que corresponde ao aniversário da primeira aterragem na Lua, a 20 de julho de 1969 como parte da missão lunar Apollo 11.

Foi proclamado o Dia Internacional da Lua através da Resolução 76/76, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 9 de dezembro de 2021.

 Dia Internacional do Xadrez 

O Dia Internacional do Xadrez é anualmente celebrado a 20 de julho, data que corresponde à criação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE – sigla francesa) em Paris, em 1924.

Foi proclamado o Dia Internacional do Xadrez através da Resolução 73/127 adotada na Assembleia Geral da ONU de 12 de dezembro de 2018.

O xadrez é um jogo que promove a equidade, a inclusão e o respeito mútuo. 

No dia de hoje assinalamos também:

Convenção dos Direitos da Mulher

1848 — A primeira Convenção dos Direitos da Mulher em Seneca Falls, Nova York, é concluída.

 The Football Association

1885 — The Football Association legaliza o profissionalismo no futebol sob pressão da Associação Britânica de Futebol.

Ford

1903 — A Ford Motor Company lança seu primeiro automóvel.

Adolf Hitler

1944 — Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler sobrevive a uma tentativa de assassinato liderada pelo coronel do exército alemão Claus von Stauffenberg.

Jogos Olímpicos de Verão

1968 — O primeiro Jogos Olímpicos de Verão da Special Olympics é realizado no Soldier Field, em Chicago, com cerca de 1 000 atletas com deficiências intelectuais.

Ceilão

1960 — Ceilão (atual Sri Lanka) elege Sirimavo Bandaranaike como primeira-ministra, a primeira mulher eleita chefe de governo do mundo

Apollo 11 

1969 – Programa Apollo: a tripulação da Apollo 11 realiza com sucesso o primeiro pouso tripulado na Lua no Mar da Tranquilidade. Os americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornam os primeiros humanos a caminhar na Lua seis horas e meia depois do pouso.

CIA

1977 — A Agência Central de Inteligência divulga documentos sob a Lei de Liberdade de Informação revelando que havia se envolvido em experiências de controle da mente.

VARIG 

2006 — A VARIG — Viação Aérea Rio Grande S.A., tradicional empresa aérea do Brasil, deixa oficialmente de operar.

Estados Unidos e Cuba

2015 – Os Estados Unidos e Cuba retomam relações diplomáticas após cinco décadas.

Jeff Bezos

2021 — O empresário norte-americano Jeff Bezos voa para o espaço a bordo do New Shepard NS-16 operado por sua empresa privada de voos espaciais Blue Origin.

Nascimentos

356 a.C. — Alexandre, o Grande 

1858 — Elías García Martínez, pintor espanhol

1947 – Carlos Santana, músico mexicano.

1971 — Sandra Oh, atriz canadiana

1979 – Miklós Fehér, futebolista húngaro

1980 – Gisele Bündchen, modelo e atriz brasileira.

Falecimentos

1524 — Cláudia de França, rainha da França

1937 — Guglielmo Marconi, inventor italiano 

1955 — Calouste Gulbenkian, empresário e colecionador de arte turco

1973 — Bruce Lee, ator sino-americano

2012 — José Hermano Saraiva, professor e historiador português

2017 — Chester Bennington, músico norte-americano, vocalista da banda  americana Linkin Park

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.