Início>Atualidade>2 de junho -Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível e Dia Internacional da Prostituta
Passagens de Nível

2 de junho -Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível e Dia Internacional da Prostituta

Efeméride – Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível

O primeiro Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível teve lugar em 2009.

Esta é uma data de prevenção para todos os utilizadores das passagens de nível, para que tomem medidas de segurança ao atravessar as linhas.

A data envolve 40 países, 600.000 passagens de nível e esforços de vários sectores e organizações. Todos os anos se escolhe uma data em junho e um local para a sua celebração.

Em Portugal decorrem ações de sensibilização e de informação em certas passagens de nível. Contam-se 855 passagens de nível em Portugal: 461 ativas e 394 passivas.

O uso de telemóveis e de auscultadores, assim como o excesso de velocidade, são as principais causas dos acidentes nas passagens de nível em Portugal. 

Dia Internacional da Prostituta

O dia mundial das prostitutas não é nenhuma brincadeira. Este dia tem o objetivo de denunciar a discriminação e a exploração das prostitutas a nível mundial, assim como as precárias condições de vida e de trabalho.

A origem do dia internacional das prostitutas está no protesto de 2 de junho de 1975, quando mais de cem mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, França, em protesto contra a repressão sofrida na altura. O protesto visava as multas recebidas, as detenções e os assassinatos de colegas que não eram investigados.

A cobertura mediática do incidente levou a mais protestos organizados por prostitutas, quer em França, quer noutros países do mundo. Apesar do apoio da população, a ocupação terminaria na madrugada de 10 de junho, após uma violenta expulsão pela polícia. A brutalidade das autoridades levaria a uma maior indignação e desde 2 de junho de 1976 se relembra então anualmente este incidente e se visa a regularização da profissão que é considerada a mais antiga do mundo.

No dia de hoje assinalamos também:

Saque de Roma

455 — Saque de Roma: vândalos entram em Roma e saqueiam a cidade por duas semanas.

Jornal de Notícias

1888 — Fundação do Jornal de Notícias, no Porto.

 Charles Rolls

1910 — Charles Rolls, cofundador da Rolls-Royce Limited, torna-se o primeiro homem a fazer uma travessia dupla ininterrupta do Canal da Mancha de avião.

Coroação de Elizabeth II

1953 — Coroação de Elizabeth II, rainha do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Seus Outros Reinos e Territórios e Chefe da Comunidade Britânica, o primeiro grande evento internacional a ser televisionado.

Copa do Mundo FIFA de 1962

1962 — Durante a Copa do Mundo FIFA de 1962, a polícia teve que intervir várias vezes em lutas entre jogadores chilenos e italianos em um dos jogos mais violentos da história do futebol.

Abolição da escravatura

1963 — O príncipe regente Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia Saudita, último país do mundo em que ela existia.

Programa Surveyor

1966 — Programa Surveyor: Surveyor 1 pousa no Oceanus Procellarum da Lua, tornando-se a primeira nave espacial dos Estados Unidos a aterrar em outro mundo.

Papa João Paulo II

1979 — O Papa João Paulo II inicia a sua primeira visita oficial à Polónia, tornando-se o primeiro papa a visitar um país comunista.

Hosni Mubarak

2012 — Ex-presidente egípcio Hosni Mubarak é condenado à prisão perpétua por seu papel no assassinato de manifestantes durante a Revolução Egípcia de 2011.

Nascimentos

1840 — Thomas Hardy, escritor britânico

1952 – Ana Bola, atriz e escritora portuguesa.

1970 – Sofia Aparício, manequim e atriz portuguesa.

1977 – Miguel Areias, ex-futebolista português.

1978 – Nikki Cox, atriz norte americana

1992 – Sérgio Oliveira, futebolista português.

Falecimentos

1258 — Pedro de Portugal, nobre português

1948 – Karl Gebhardt, físico alemão

1970 — Bruce McLaren, automobilista neozelandês

1978 — Santiago Bernabéu, futebolista e empresário espanhol

1997 — Andrés Segovia, músico espanhol 

2010 — António Rosa Coutinho, militar português

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com