Início>Atualidade>2 de julho -Dia da Polícia de Segurança Pública e Dia Mundial do OVNI
Polícia

2 de julho -Dia da Polícia de Segurança Pública e Dia Mundial do OVNI

Efeméride – Dia da Polícia de Segurança Pública

Foi a 2 de julho de 1867 que se fundou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em Portugal por decreto do rei D. Luís I. A PSP garante assim a segurança dos portugueses todos os dias há século e meio. O objetivo do dia é agradecer o serviço e esforço das forças policiais portuguesas. As missões da PSP passam pela defesa da legalidade democrática, da garantia da segurança interna e da defesa dos direitos dos cidadãos.

Neste dia realizam-se em Portugal cerimónias comemorativas com a presença de pessoas ilustres como o Presidente da República. As cerimónias consistem, entre outras, na entrega de medalhas a elementos policiais pelo seu mérito e na homenagem de polícias que faleceram em serviço. 

Dia Mundial do OVNI

O primeiro dia internacional do OVNI surgiu a 2 de julho de 2001 mas no passado também se celebrou a data a 24 de junho. Para evitar confusões, a WUFODO (World UFO Day Organization) declarou o dia 2 de julho como o dia oficial da celebração. Foi nesta data que supostamente se verificou a queda de um OVNI em Roswell, nos Estados Unidos, em 1947. Já o dia 24 de junho foi o dia em que o aviador Kenneth Arnold relatou aquele que é considerado o primeiro avistamento de OVNI nos Estados Unidos, também em 1947.

Um OVNI é uma anormalidade verificada no céu, não detetada visualmente por radares, cuja natureza não é imediatamente conhecida.

A Associação de Pesquisa OVNI (APO) estima que cerca de 105 milhões de pessoas tenham sido raptadas por extraterrestres. 

No dia de hoje assinalamos também:

Tratado de Tordesilhas

1494 — O Tratado de Tordesilhas é ratificado pela Espanha.

Virgem Maria

1505 — Aparição da Virgem Maria a um pastor espanhol, evento que deu origem à veneração mariana da Virgem do Caminho (Caminho de Santiago).

Motor a vapor

1698 — Thomas Savery patenteia o primeiro motor a vapor.

 La Amistad

1839 — A vinte quilómetros da costa de Cuba, 53 rebeldes escravos africanos liderados por Sengbe Pieh assumem o navio de escravos La Amistad.

James A. Garfield 

1881 — Charles J. Guiteau atira e fere mortalmente o presidente dos Estados Unidos, James A. Garfield (que morrerá devido a complicações de seus ferimentos em 19 de setembro).

Marconi 

1897 — Guglielmo Marconi patenteia o rádio.

Dirigível

1900 — O conde Ferdinand von Zeppelin fez a primeira demonstração de um dirigível no Lago Constança, na Alemanha.

43.º governo republicano

1925 — Toma posse em Portugal o 43.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério António Maria da Silva.

Oceano Pacífico

1937 — Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira da aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo.

França

1966 — A França realiza a sua primeira experiência atómica no atol de Mururoa.

México 

2000 — Vicente Fox Quesada é eleito o primeiro presidente do México por um partido de oposição, o Partido Acción Nacional, após mais de 70 anos de governo contínuo do Partido Revolucionário Institucional.

Steve Fossett 

2002 — Steve Fossett se torna a primeira pessoa a voar sozinha ao redor do mundo sem paragens num balão.

Atentado suicida

2016 — O atentado suicida de Karrada, em Bagdad, mata pelo menos 341 pessoas.

Nascimentos

1492 — Isabel Tudor, princesa da Inglaterra

1904 — René Lacoste, tenista e empresário francês 

1922 — Pierre Cardin, estilista francês 

1986 – Lindsay Lohan, atriz e cantora norte americana

1988 — Rui Pedro, futebolista português.

Falecimentos

1566 — Nostradamus, astrólogo e matemático francês 

1778 — Jean-Jacques Rousseau, filósofo franco-suíço 

1932 — Manuel II de Portugal 

1961 — Ernest Hemingway, escritor norte-americano

2004 — Sophia de Mello Breyner, poetisa e escritora portuguesa 

2016 — Camilo de Oliveira, ator português

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com