Início>Atualidade>19 de novembro -Dia Internacional do Homem, Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, Dia Mundial dos Pobres e Dia Mundial da Casa de Banho
homem

19 de novembro -Dia Internacional do Homem, Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, Dia Mundial dos Pobres e Dia Mundial da Casa de Banho

Efeméride – Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado desde 1999. A iniciativa começou em Trinidad e Tobago, sendo despoletada por um único homem neste dia, o Dr. Jerome Teelucksingh, mas apoiada pela ONU e por vários grupos de defesa dos direitos masculinos da Europa, América do Norte, África e Ásia.

Portugal é um dos mais de 70 países que aderem anualmente à celebração deste dia.

A mensagem do Dia Internacional do Homem é a promoção de modelos masculinos positivos do dia a dia, com vidas decentes e honestas. Os grandes objetivos desta data passam por celebrar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, por promover a saúde masculina, por melhorar as relações entre géneros e por combater o sexismo.

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

A celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada começou em 1993, pela mão da Federação Europeia de Vítimas da Estrada (FEVR).

Em 2002, o Papa João Paulo II, promoveu este dia Dia Europeu a Dia Mundial, dado o número alarmante de mortes. Já em 2005, a Assembleia Geral da ONU aprovou a adoção oficial do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, tal como é celebrado hoje em dia.

O objetivo deste dia é lembrar aqueles que perderam a vida ou a sua saúde nas estradas e ruas do país, assim como tentar prevenir o acontecimento de mais acidentes e o registo de mais vítimas na estrada.

Além de homenagear as pessoas perdidas na estrada e as suas famílias, também se prestam louvores aos profissionais que diariamente lidam com esta trágica realidade, tais como os polícias, as equipas de emergência e os restantes profissionais médicos. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que morrem todos os anos 1,2 milhões de pessoas na estrada e que 50 milhões de pessoas ficam feridas no mesmo período. Caso não haja alterações na forma de encarar esta realidade, em 20 anos este número trágico aumentará em 65%.

Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi celebrado pela primeira vez em 19 de novembro de 2017, com o tema “Amamos, não com palavras, mas com obras”. Em sua mensagem para o primeiro Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco disse que “o Pai Nosso é a oração dos pobres”. Realizou uma missa especial na Basílica de São Pedro, seguida de um almoço grátis no vizinho Salão Paulo VI, em várias faculdades católicas e em outros locais do Vaticano. Durante a semana anterior ao Dia Mundial dos Pobres, foram oferecidos serviços médicos especializados gratuitos em uma clínica móvel.

Por desejo do Papa Francisco, voltará a ser celebrado o “Dia Mundial dos Pobres”, que chegou à sua sétima edição. O evento, que se realizará domingo, 19 de novembro, começará com uma Santa Missa, presidida pelo Papa, na Basílica vaticana.

O lema para este “VII Dia Mundial dos Pobres” é “Não desvie seu olhar dos pobres”

Dia Mundial da Casa de Banho

O Dia Mundial da Casa de Banho, também conhecido como o Dia Mundial da Sanita, foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013 e visa alertar a população para o facto de mais de 2,4 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. Isto significa que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança. Longe de ser um dia divertido, este dia constitui-se como uma data séria, que tenta destacar a importância do saneamento básico para a saúde global.

No dia de hoje assinalamos também:

Invasões francesas

1807 – Começam as invasões francesas. Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal.

Museu do Prado

1819 – Inauguração do Museu do Prado em Madrid, Espanha.

Banco de Portugal

1846 – É fundado o Banco de Portugal com a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

Instituto Calouste Gulbenkian

1962 – É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

Pelé

1969 – O futebolista Pelé faz o seu 1000° gol.

Boeing 727 da TAP

1977 – Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto do Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

Segurança Social

1981 – Portugal adota o Código Europeu de Segurança Social.

XI Cimeira Ibérica

1994 – Termina a XI Cimeira Ibérica com a assinatura dos acordos sobre água, gás natural e cooperação transfronteiriça.

Fidel Castro

1996 – O presidente cubano Fidel Castro visita João Paulo II, no Vaticano.

Prestige

2002 – O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumenta exponencialmente.

Estádio Magalhães Pessoa

2003 –  É inaugurado o Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.

Serviço Militar Obrigatório

2004 – Termina formalmente o Serviço Militar Obrigatório.

TGV

2005 – Cimeira Ibérica. Portugal assume conclusão do TGV Lisboa-Madrid até 2013.

Wii

2006 – Nintendo lança a Wii.

Transplante

2008 – Médicos europeus realizam um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão.

Cobrança de taxas

2009 – O Governo proíbe a cobrança de taxas em operações em ATM e em movimentos com cartões Multibanco.

Vítor Gaspar

2012 – O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia que a ‘troika’ aprovou o desembolso de uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros, a sétima inserida no programa de assistência financeira a Portugal.

Base das Lajes

2012 – Os Estados Unidos informam Portugal sobre uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma forte redução da presença na base das Lajes, Açores.

Fundo Europeu

2013 – O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira aprova o desembolso de 3,7 mil milhões de euros para Portugal, na sequência das oitava e nona revisões do programa de assistência

O “cérebro”

2015 – Confirma-se a morte do alegado “cérebro” dos ataques a Paris, que ocorreram no dia 13. O corpo de Abdelhamid Abaaoud é identificado entre os dois mortos na operação policial de dia 17 em Saint-Denis.

Nascimentos

1894 – Américo Thomaz, almirante e político português

1917 – Indira Gandhi, política indiana

1933 – Larry King, jornalista e apresentador de talk show norte-americanos

1942 – Calvin Klein, estilista norte-americano.

1956 – Marco Chagas, ciclista português.

1961 – Meg Ryan, atriz norte-americana.

1962 – Jodie Foster, atriz norte-americana.

Falecimentos

2005 – José Azevedo, proprietário do Peter Café Sport, na Horta, Faial.

2009 – Mário Barradas, encenador e ator português 

2013 – Diane Disney, a única filha de Walt Disney que estava viva.

Veja mais efemérides aqui.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com