Início>Atualidade>19 de novembro -Dia Internacional do Homem, Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, Dia Mundial dos Pobres e Dia Mundial da Casa de Banho
homem

19 de novembro -Dia Internacional do Homem, Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, Dia Mundial dos Pobres e Dia Mundial da Casa de Banho

Efeméride – Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado desde 1999. A iniciativa começou em Trinidad e Tobago, sendo despoletada por um único homem neste dia, o Dr. Jerome Teelucksingh, mas apoiada pela ONU e por vários grupos de defesa dos direitos masculinos da Europa, América do Norte, África e Ásia.

Portugal é um dos mais de 70 países que aderem anualmente à celebração deste dia.

A mensagem do Dia Internacional do Homem é a promoção de modelos masculinos positivos do dia a dia, com vidas decentes e honestas. Os grandes objetivos desta data passam por celebrar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, por promover a saúde masculina, por melhorar as relações entre géneros e por combater o sexismo.

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

A celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada começou em 1993, pela mão da Federação Europeia de Vítimas da Estrada (FEVR).

Em 2002, o Papa João Paulo II, promoveu este dia Dia Europeu a Dia Mundial, dado o número alarmante de mortes. Já em 2005, a Assembleia Geral da ONU aprovou a adoção oficial do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, tal como é celebrado hoje em dia.

O objetivo deste dia é lembrar aqueles que perderam a vida ou a sua saúde nas estradas e ruas do país, assim como tentar prevenir o acontecimento de mais acidentes e o registo de mais vítimas na estrada.

Além de homenagear as pessoas perdidas na estrada e as suas famílias, também se prestam louvores aos profissionais que diariamente lidam com esta trágica realidade, tais como os polícias, as equipas de emergência e os restantes profissionais médicos. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que morrem todos os anos 1,2 milhões de pessoas na estrada e que 50 milhões de pessoas ficam feridas no mesmo período. Caso não haja alterações na forma de encarar esta realidade, em 20 anos este número trágico aumentará em 65%.

Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi celebrado pela primeira vez em 19 de novembro de 2017, com o tema “Amamos, não com palavras, mas com obras”. Em sua mensagem para o primeiro Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco disse que “o Pai Nosso é a oração dos pobres”. Realizou uma missa especial na Basílica de São Pedro, seguida de um almoço grátis no vizinho Salão Paulo VI, em várias faculdades católicas e em outros locais do Vaticano. Durante a semana anterior ao Dia Mundial dos Pobres, foram oferecidos serviços médicos especializados gratuitos em uma clínica móvel.

Por desejo do Papa Francisco, voltará a ser celebrado o “Dia Mundial dos Pobres”, que chegou à sua sétima edição. O evento, que se realizará domingo, 19 de novembro, começará com uma Santa Missa, presidida pelo Papa, na Basílica vaticana.

O lema para este “VII Dia Mundial dos Pobres” é “Não desvie seu olhar dos pobres”

Dia Mundial da Casa de Banho

O Dia Mundial da Casa de Banho, também conhecido como o Dia Mundial da Sanita, foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013 e visa alertar a população para o facto de mais de 2,4 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. Isto significa que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança. Longe de ser um dia divertido, este dia constitui-se como uma data séria, que tenta destacar a importância do saneamento básico para a saúde global.

No dia de hoje assinalamos também:

Invasões francesas

1807 – Começam as invasões francesas. Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal.

Museu do Prado

1819 – Inauguração do Museu do Prado em Madrid, Espanha.

Banco de Portugal

1846 – É fundado o Banco de Portugal com a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

Instituto Calouste Gulbenkian

1962 – É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

Pelé

1969 – O futebolista Pelé faz o seu 1000° gol.

Boeing 727 da TAP

1977 – Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto do Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

Segurança Social

1981 – Portugal adota o Código Europeu de Segurança Social.

XI Cimeira Ibérica

1994 – Termina a XI Cimeira Ibérica com a assinatura dos acordos sobre água, gás natural e cooperação transfronteiriça.

Fidel Castro

1996 – O presidente cubano Fidel Castro visita João Paulo II, no Vaticano.

Prestige

2002 – O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumenta exponencialmente.

Estádio Magalhães Pessoa

2003 –  É inaugurado o Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.

Serviço Militar Obrigatório

2004 – Termina formalmente o Serviço Militar Obrigatório.

TGV

2005 – Cimeira Ibérica. Portugal assume conclusão do TGV Lisboa-Madrid até 2013.

Wii

2006 – Nintendo lança a Wii.

Transplante

2008 – Médicos europeus realizam um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão.

Cobrança de taxas

2009 – O Governo proíbe a cobrança de taxas em operações em ATM e em movimentos com cartões Multibanco.

Vítor Gaspar

2012 – O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia que a ‘troika’ aprovou o desembolso de uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros, a sétima inserida no programa de assistência financeira a Portugal.

Base das Lajes

2012 – Os Estados Unidos informam Portugal sobre uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma forte redução da presença na base das Lajes, Açores.

Fundo Europeu

2013 – O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira aprova o desembolso de 3,7 mil milhões de euros para Portugal, na sequência das oitava e nona revisões do programa de assistência

O “cérebro”

2015 – Confirma-se a morte do alegado “cérebro” dos ataques a Paris, que ocorreram no dia 13. O corpo de Abdelhamid Abaaoud é identificado entre os dois mortos na operação policial de dia 17 em Saint-Denis.

Nascimentos

1894 – Américo Thomaz, almirante e político português

1917 – Indira Gandhi, política indiana

1933 – Larry King, jornalista e apresentador de talk show norte-americanos

1942 – Calvin Klein, estilista norte-americano.

1956 – Marco Chagas, ciclista português.

1961 – Meg Ryan, atriz norte-americana.

1962 – Jodie Foster, atriz norte-americana.

Falecimentos

2005 – José Azevedo, proprietário do Peter Café Sport, na Horta, Faial.

2009 – Mário Barradas, encenador e ator português 

2013 – Diane Disney, a única filha de Walt Disney que estava viva.

Veja mais efemérides aqui.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.