Início>Atualidade>19 de junho -Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito e Dia Mundial de Consciência Sobre Doença Falciforme
Violência

19 de junho -Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito e Dia Mundial de Consciência Sobre Doença Falciforme

Efeméride – Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito foi proclamado através da Resolução 69/293 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 19 de junho de 2015.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito é celebrado anualmente a 19 de junho, com objetivo de consciencializar para a necessidade de colocar termo a este tipo de crimes. É também um dia de homenagem às vítimas de violência sexual em conflito por todo o mundo e a todos quantos corajosamente se debatem para o fim deste drama.

O termo violência sexual em conflito refere-se à violação, escravatura sexual, prostituição forçada, gravidez forçada, aborto forçado, esterilização forçada, casamento forçado e qualquer outra forma de violência sexual de gravidade comparável perpetrada contra mulheres, homens, raparigas ou rapazes que esteja directa ou indirectamente ligada a um conflito. 

Este dia procura evidenciar a eventual impunidade de agressores na violência sexual e a necessidade de, em sociedade, se trabalhar para dissuadir e prevenir estes crimes.

Dia Mundial de Consciência Sobre Doença Falciforme

Este dia foi instituído pela ONU para informar e consciencializar as populações do mundo sobre esta doença.  

A doença falciforme é uma doença hereditária onde se regista uma alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Com a membrana alterada, as células rompem-se mais rapidamente, provocando anemia. O deficiente transporte de oxigénio provoca também dor no corpo.

Esta doença ataca milhões de pessoas no mundo, desde crianças a adultos e pode mesmo ser mortal. Segundo a Organização Mundial de Saúde, esta doença é umas das principais causas de morte nas crianças até aos 5 anos de idade nos países africanos.

A doença falciforme manifesta-se sobretudo a partir dos 3 meses de idade. Os sintomas variam entre:

  • anemia crónica
  • icterícia (pele amarelada) 
  • inchaços dolorosos nos punhos e tornozelos
  • úlceras nas pernas
  • dores nos ossos, músculos e articulações
  • infeções (meningites e pneumonias nas crianças)

O tratamento desta doença é específico para o problema de cada paciente. Nas dores gerais são realizados tratamentos de hidratação e a aplicação de analgésicos.

No dia de hoje assinalamos também:

Rei Luís IX

1269 — Rei Luís IX da França ordena que todos os judeus encontrados em público sem um distintivo amarelo identificador sejam multados em dez libras de prata.

Escravidão

1862 — O Congresso dos Estados Unidos proíbe a escravidão em territórios dos Estados Unidos.

Benito Mussolini

1903 — Benito Mussolini, na época um socialista radical, é preso pela polícia de Berna por defender uma violenta greve geral.

11.º governo republicano

1915 — Toma posse em Portugal o 11.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério José de Castro.

NASCAR 

1949 — Primeira corrida da NASCAR é realizada no Charlotte Motor Speedway.

Kuwait 

1961 — Kuwait declara independência do Reino Unido.

Patentes

1970 — Assinado o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes em Washington, D.C.

Papa João Paulo II

1988 — Papa João Paulo II canoniza 117 mártires vietnamitas.

WikiLeaks

2012 — O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pede asilo na embaixada equatoriana em Londres por temer extradição para os Estados Unidos após a publicação de documentos previamente classificados, incluindo imagens de assassinatos de civis pelo Exército americano.

Nascimentos

1731 — Joaquim Machado de Castro, escultor português 

1928 – Jacques Dupont, ciclista francês 

1942 — Vasco Lourenço, militar português.

1944 — Chico Buarque, músico, cantor, compositor, teatrólogo e escritor brasileiro.

1947 – Quim Barreiros, músico português.

1952 — Luís Lucas, ator português.

1962 – Paula Abdul, cantora, atriz norte americana

1964 – Boris Johnson, político, escritor e jornalista britânico.

2002 – Nuno Mendes, futebolista português.

Falecimentos

1617 — António Pinheiro, compositor português

1956 — Thomas John Watson, empresário norte americano

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com