Início>Atualidade>19 fevereiro -Nascimento de Nicolau Copérnico e Dia Mundial da Baleia
Copérnico

19 fevereiro -Nascimento de Nicolau Copérnico e Dia Mundial da Baleia

Efemérides – Nascimento de Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico foi matemático, astrónomo, médico e cônego da Igreja Católica. Autor de uma das mais importantes hipóteses científicas: a teoria heliocêntrica, que reposicionava o Sol no centro do Sistema Solar.

Explicou o ciclo das estações do ano e o diferente posicionamento das estrelas nos hemisférios. Também detalhou os movimentos da Terra, Lua e dos planetas.

Nikolaus Koppernik nasceu no dia 19 de fevereiro de 1473 em Torun, na Polónia. Era caçula dos quatro filhos de um casal de negociantes tradicionais na região, com situação financeira privilegiada. Copérnico perdeu seu pai quando tinha 10 anos e foi criado pelo tio Lucas Watzelrode, futuro bispo de Ermlend. Quando completou 18 anos ingressou na Universidade de Cracóvia, na época capital da Polónia, polo cultural e financeiro da região.

A instituição era conhecida pelo estudo da matemática como fundamento da astronomia e recebia muitos estudantes vindos da Itália, Alemanha, Suíça e Suécia. O latim era a língua adotada para comunicação nas aulas e livros, sendo um conhecimento essencial para as pessoas cultas.

Aos 24 anos Copérnico foi para Itália estudar direito canônico na Universidade de Bolonha por três anos. Regressou à Polónia em 1501, ordenou-se padre e foi nomeado cônego da Catedral de Frauenburg por indicação de seu tio. Aos 30 anos retornou a Itália e estudou matemática e medicina nas Universidades de Ferrara, Pádua e Roma.

Durante essa época Copérnico iniciou seus estudos mais aprofundados sobre o universo. Regressou a Polónia em 1506 e residindo na Catedral de Frauenburg, utilizou a torre da basílica como principal observatório enquanto elaborava a revolucionária teoria do Universo. O local ficou posteriormente conhecido como “Torre de Copérnico”. Para a sua observação, o astrónomo polaco desenvolvia e utilizava instrumentos de fabricação própria.

Nicolau Copérnico faleceu por derrame cerebral no dia 24 de maio de 1543 em Frauenberg. Seus restos mortais estão em um sepulcro sob o maior altar do templo da Catedral de Frombork, norte da Polónia.

Dia Mundial da Baleia

O Dia Mundial da Baleia é comemorado este ano em 19 de fevereiro em todo o mundo com o único propósito de aumentar a conscientização sobre essas criaturas magníficas, esses gigantes marinhos e seus habitats subaquáticos.

As baleias são criaturas que pertencem à ordem Cetácea que também inclui golfinhos e botos.

Este feriado anual foi criado em 1980 em Maui, a segunda maior ilha do Havaí, como a principal vitrine do Maui Whale Festival. O festival foi organizado para homenagear as baleias jubarte que nadam ao largo da costa e conscientizar para proteger as espécies e as águas em que vivem.

 Factos sobre as baleias

  • As baleias, assim como outros mamíferos, respiram ar.
  • As baleias são animais de sangue quente, alimentam seus filhotes com leite e têm muito pouco cabelo.
  • Sob a pele, eles têm uma espessa camada de gordura. Sua finalidade é isolamento e reservatório de energia.
  • Período de gestação: 9-15 meses (depende da espécie)
  • Número de descendentes: 1
  • Tempo de enfermagem: um ano ou mais.
  • Há mais 80 espécies de baleias.
  • Enquanto eles dormem, uma metade do cérebro dorme também, enquanto a outra garante que eles respirem.
  • As baleias nadam tão rápido que podem chegar às 30 milhas por hora.
  • As baleias usam a ecolocalização para sentir seus arredores.
  • Sabe-se que as baleias vivem até 90 anos em cativeiro e foram registadas nadando em cachoeiras.
  • Elas também são capazes de mergulhar em água gelada sem problemas, em parte devido ao sangue quente que viaja pelo corpo sem coagular.
  • A baleia jubarte tem uma maneira única de se comunicar. As baleias emitem “oohs” e gritos profundos e altos que podem ser ouvidos a quilómetros de distância, o que se acredita ser uma maneira de assustar predadores e se comunicar com outras baleias.
  • As baleias são um dos maiores mamíferos da Terra. Eles podem crescer até 11metros de comprimento e pesar 150 toneladas. Estima-se que sua vida útil seja de cerca de 70 anos.
  • As baleias não têm dentes e não mastigam a comida. Suas línguas são cobertas com papilas gustativas, para que possam determinar que tipo de comida está na água.
  • Quando elas entram em contato uma com a outra na água, muitas vezes batem na água com suas caudas.
  • Você sabia que o maior animal mamífero é uma baleia azul? E que eles podem viver até 200 anos?
  • As baleias fazem sexo por prazer.

Dia de São Conrado

O Dia de São Conrado festeja-se a 19 de fevereiro, na data de falecimento do santo.

Conrado de Piacenza nasceu por volta de 1290 em Calendasco, Itália, e faleceu a 19 de fevereiro de 1351, em Noto, na Sicília.

Conrado ganhou a reputação de santo e começou a receber muitas visitas em Piacenza, onde se tinha retirado, o que o fez partir para Roma e depois para Noto, na Sicília. Foi neste local isolado que viveu mais de três décadas de solidão e de oração. Terá realizado vários milagres até morrer, de joelhos, a rezar, no dia 19 de fevereiro de 1351.  

Foi canonizado em 1625. É o santo invocado para a cura das hérnias. 

No dia de hoje assinalamos também:

Thomas Edison

Em 1878 é patenteado o fonógrafo de Thomas Edison.

Nasa

Em 2002 a sonda espacial 2001 Mars Odyssey, da NASA, começa a mapear a superfície de Marte, usando o seu sistema de imagem de emissão térmica.

Nascimento de André Breton

A 19 de fevereiro de 1896, nasceu o escritor francês André Breton, iniciador do Surrealismo.

Nascimento de Seal

Seal, cantor e compositor britânico nasceu em 1963.

Morte de Diogo de Macedo

A 19 de fevereiro de 1959, faleceu o escultor e crítico de arte Diogo de Macedo.

Morte de Rómulo de Carvalho

A 19 de fevereiro de 1997, morreu o professor e poeta português Rómulo Vasco da Gama de Carvalho.

Morte de Umberto Eco

A 19 de fevereiro de 2016 morreu o escritor italiano Umberto Eco. 

Morte de Karl Lagerfeld

Em 2019 faleceu o consagrado estilista alemão Karl Lagerfeld.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.