Início>Atualidade>19 de agosto -Dia Mundial da Ajuda Humanitária, Dia Mundial da Fotografia e Dia Internacional do Animal Abandonado

19 de agosto -Dia Mundial da Ajuda Humanitária, Dia Mundial da Fotografia e Dia Internacional do Animal Abandonado

Efeméride – Dia Mundial da Ajuda Humanitária

Este dia foi proclamado na Resolução Resolução A/63/L.49 adotada na Assembleia Geral da ONU a 3 de dezembro de 2008, tendo começado a ser celebrado em 2009.

O Dia Mundial da Ajuda Humanitária celebra-se anualmente a 19 de agosto, em memória das 22 vitimas do atentado à Nações Unidas em Bagdade, no Iraque em 2003.

Este dia tem como objetivo homenagear aqueles que, ao serviço dos outros e na defesa de causas humanitárias, arriscam as suas vidas na frente de combate, muitas vezes, em cenários inóspitos de guerra.

Existem mais de 130 milhões de pessoas a precisar de ajuda humanitária para sobreviver. 

Dia Mundial da Fotografia

Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.

A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo. A 19 de agosto do mesmo ano, o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.

Outro processo fotográfico – o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Dia Internacional do Animal Abandonado

O Dia Internacional do Animal Abandonado é comemorado todos os anos no terceiro sábado de agosto desde 1992.

A data tem o objetivo de promover a adoção de animais abandonados, educar as pessoas para não abandonar os animais, além de mostrar os benefícios de tratar devidamente os animais domésticos.

Adotar, cuidar e esterilizar são os conceitos divulgados neste dia, que ajudam a combater a super população de animais nas ruas.

Todos os dias são abandonados animais a sua sorte nas ruas, estando dependentes da bondade de estranhos ou de instituições de abrigo aos animais para sobreviverem. Em Portugal, são abandonados cerca de 10 mil animais por ano, havendo mais de meio milhão de animais sem dono no país.

No dia de hoje assinalamos também:

Vênus

293 a.C. — O primeiro templo de Vênus, a deusa romana do amor, beleza e fertilidade, é dedicado por Quinto Fábio Máximo Gurges durante a Terceira Guerra Samnita.

Bruxas de Salém

1692 — Bruxas de Salém: em Salém, na Província da Baía de Massachusetts, cinco pessoas, uma mulher e quatro homens, incluindo um clérigo, são executados após terem sido condenados por bruxaria.

Processo fotográfico

1839 — O governo francês anuncia que o processo fotográfico de Louis Daguerre é um presente “gratuito para o mundo”.

Governo português

1910 – O Governo português coloca em prevenção as forças armadas, dizendo temer um movimento revolucionário da oposição.

Nossa Senhora de Fátima

1917 — 4.ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém).

Adolf Hitler

1934 – Após a morte do presidente alemão Hidenburgo, Adolf Hitler atribui a si mesmo os poderes adicionais da Chefia do Estado e auto designa-se Fuhrer.

Frederico García Lorca

1936 – Guerra Civil de Espanha. O poeta e dramaturgo andaluz Frederico García Lorca, 38 anos, é fuzilado pelas forças nacionalistas do ditador Francisco Franco, junto à Fonte das Lágrimas, nos arredores de Granada.

Norton de Matos

1948 – Campanha do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, como candidato da Oposição Democrática. A polícia cerca a sua casa e prende os participantes numa reunião.

PIDE

1954 – Os dirigentes do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes, Virgínia de Moura, José Morgado, Albertino Macedo e Lobão Vital são presos pela PIDE.

Auschwitz

1965 – O tribunal de Frankfurt condena a prisão perpétua seis antigos oficiais nazis do campo de concentração de Auschwitz.

Cinema Rex

1978 — No Irão, o incêndio no Cinema Rex causa mais de 400 mortes.

Mikhail Gorbachev

1991 – Tentativa de golpe de Estado na URSS, contra Mikhail Gorbachev, pelos comunistas da “linha dura”. Gorbachev é detido na casa de férias na Crimeia, na véspera da assinatura do Tratado da União. Boris Ieltsine lidera a resistência.

Nações Unidas

2003 — Um ataque com carro-bomba contra a sede das Nações Unidas no Iraque mata o principal representante da agência, Sérgio Vieira de Mello, e outros 21 funcionários.

Abril de 1974

2004 – Melo Antunes, nome chave da revolução de Abril de 1974, é promovido a coronel, a título póstumo.

Pedro Santana Lopes

2004 – O primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, anuncia que recebeu a primeira parcela da dívida de Angola, que ascende a 697.860.738,37 dólares (564.301.832,33 euros).

Sidney2000

2006 – O Washington Post noticia a análise positiva de doping da atleta norte-americana Marion Jones, vencedora de cinco medalhas olímpicas em Sidney2000.

Tsunamis

2007 – A primeira estação europeia de alerta de tsunamis, o Geostar, é instalada no fundo do mar, a 150 quilómetros do Algarve.

Mundiais de Atletismo

2009 – A sul-africana Caster Semenya, de apenas 18 anos, vence a final dos Mundiais de Atletismo de Berlim, rodeada de polémica sobre a sua feminilidade.

Saddam Hussein

2010 – A última brigada de combate norte-americana retira-se do Iraque, quase sete anos e meio após a invasão do país para derrubar Saddam Hussein.

WikiLeaks

2012 – O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pede ao Presidente norte-americano, Barack Obama, para terminar a “caça às bruxas” contra o seu “site” na Internet, numa declaração que faz da varanda da embaixada de Londres, onde se encontra refugiado.

Nascimentos

1883 – Coco Chanel, estilista francesa 

1883 – José Mendes Cabeçadas, político e militar português

1940 – Johnny Nash, cantor norte-americano

1946 -William Jefferson Clinton, Bill Clinton, presidente dos EUA de 1993 a 2000.

1955 – Peter Gallagher, ator, músico e escritor norte-americano

1963 – Marcos Palmeira, ator brasileiro.

1965 – Maria de Medeiros, atriz e cineasta portuguesa.

1969 – Matthew Perry, ator estadunidense.

1971 – João Vieira Pinto, ex-futebolista português.

1977 – Sara Martins, atriz portuguesa.

1981 – Moreno, ex-futebolista português.

1981 – Ricardo Ribeiro, músico português.

1999 – Florentino Luís, futebolista português.

Falecimentos

1548 – Data provável da morte do escritor português Frei Heitor Pinto.

1936 –  Frederico García Lorca poeta e dramaturgo espanhol

1999 – Johnny Guitar, guitarrista britânico Johnny Byrne.

2004 – Elmer Bernstein, compositor norte-americano

2011 – Raúl Ruiz, realizador de cinema chileno

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com