Início>Atualidade>18 de maio -Dia Internacional dos Museus, Dia Mundial da Vacina Contra a SIDA, Dia Internacional do Fascínio das Plantas e Dia da Espiga
Museus

18 de maio -Dia Internacional dos Museus, Dia Mundial da Vacina Contra a SIDA, Dia Internacional do Fascínio das Plantas e Dia da Espiga

Efeméride – Dia Internacional dos Museus

A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país.

Cerca de 70 museus de Portugal participam neste dia com cerca de 400 atividades muito variadas.

Dia Mundial da Vacina Contra a SIDA

Este dia, também chamado de Dia de Consciência da Vacina do HIV ou de Dia Mundial da Vacina Contra SIDA, é celebrado anualmente. O seu objetivo é promover a urgência da vacina de prevenção à infeção HIV, que está ainda por ser descoberta e que precisa de investimento em novas tecnologias. 

Esta data reconhece o trabalho desenvolvido a nível mundial por todos os voluntários, profissionais de saúde e cientistas no âmbito do combate ao HIV. Neste dia sublinha-se o esforço de todos aqueles que trabalham em conjunto para encontrar uma resposta eficaz contra a SIDA/HIV em forma de vacina e realizam-se diversas atividades para sensibilizar a população sobre a importância da vacina.

O primeiro Dia Mundial da Vacina contra a SIDA foi celebrado em 1998.

Dia Internacional do Fascínio das Plantas

A data foi criada em 2012 pela EPSO – European Plant Science Organisation, para celebrar a vida misteriosa e fascinante das plantas. Da mais pequena semente nasce a maior árvore, que alimenta e abriga as mais variadas criaturas. Dada a dimensão dos milagres naturais que surgem na vida das plantas, não é de estranhar que se tenha criado um dia para celebrar estes acontecimentos.

O Dia do Fascínio das Plantas (Fascination of Plants Day) deseja fazer germinar o fascínio das plantas nas pessoas e chamar a atenção para a importância do estudo das plantas na conservação do meio ambiente e na melhoria da agricultura, assim como na produção sustentável de alimentos, sem esquecer a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares.

Em Portugal promovem-se diversas atividades relacionadas com plantas, em especial em jardins botânicos, estações agronómicas e em universidades. Durante o dia, ou ao longo de toda a semana, decorrem seminários, workshops, passeios, visitas, distribuição de plantas, venda de plantas, venda de livros, exposições e concursos, para celebrar toda a maravilha da vida das plantas.

Dia da Espiga

O Dia da espiga é o dia que comemora a Ascensão do Senhor, ou seja, o dia em que Jesus foi elevado aos céus.

A data é comemorada 39 dias depois do Domingo de Páscoa. Se contarmos a partir do dia da Páscoa (inclusive) o dia da espiga é exatamente o 40.º e cai sempre numa quinta-feira, por isso, também é conhecida como a Quinta-feira da Ascensão.

Trata-se de uma celebração religiosa, que comemora a subida de Jesus ao céu. Alguns dias depois de ter ressuscitado, na Páscoa, Jesus deixou o mundo terreno e foi para junto de Deus, o mundo da glória. Mas, Jesus não morreu uma segunda vez, depois de ter ressuscitado, Ele foi levado ao céu pelos anjos.

O Dia da espiga é feriado em alguns municípios de Portugal. São exemplos: Alenquer, Arraiolos, Beja, Golegã, Mafra e Vila Franca de Xira. Antigamente, o dia era feriado nacional.

O significado da espiga é prosperidade, porque das espigas são gerados os frutos.

Conforme a tradição cristã, ainda mantida em muitos locais de Portugal, as pessoas colocam ramos atrás da porta principal da casa para que nela não falte nada. Esse ramo é substituído por outro apenas no ano seguinte. 

Os ramos são feitos, principalmente, de espigas de trigo (porque o trigo representa o pão que é um alimento essencial) e também levam alecrim e algumas flores e raminhos de oliveira e videira.

É possível que a celebração tenha surgido para transformar uma festa pagã em uma festa cristã. A comemoração coincide com o período em que era comemorada a festa pagã da deusa flora, a deusa da fecundidade da natureza.

No dia de hoje assinalamos também:

Constantino, o Grande

332 — Constantino, o Grande, anuncia a distribuição gratuita de comida para os cidadãos de Constantinopla.

Guerra dos Sete Anos

1756 — Início da Guerra dos Sete Anos, quando a Grã-Bretanha declara guerra à França.

Napoleão Bonaparte

1804 — Napoleão Bonaparte é proclamado imperador dos franceses pelo senado francês.

Massacre de Bath School

1927 — Massacre de Bath School: quarenta e cinco pessoas, incluindo muitas crianças, são mortas por bombas colocadas por um membro do conselho escolar descontente em Michigan.

Programa Apollo

1969 — Programa Apollo: lançamento da Apollo 10.

Bomba nuclear

1974 — Teste de arma nuclear: sob o projeto Smiling Buddha, a Índia detona com sucesso sua primeira bomba nuclear, tornando-se a sexta nação a fazê-lo.

 Plutão

2005 — Uma segunda foto do Telescópio espacial Hubble confirma que Plutão tem duas luas adicionais, Nix e Hydra.

Nascimentos

1475 — Príncipe Afonso de Portugal 

1868 – António da Rocha Peixoto, naturalista, arqueólogo e etnógrafo português

1897 — Frank Capra, cineasta norte americano

1905 — Mário Tavares Chicó, historiador de arte e professor universitário português

1920 – Papa João Paulo II 

1943 – José Henrique, futebolista português.

1959 – António Cordeiro, ator português

1966 – Teresa Villaverde, cineasta portuguesa.

1978 – Ricardo Carvalho, futebolista português.

1981 – Sílvia Alberto, apresentadora de televisão portuguesa.

1985 – Henrique Sereno, futebolista português.

Falecimentos

526 — Papa João I 

1849 — Samuel Amsler, gravurista suíço 

1922 — Charles Louis Alphonse Laveran, médico francês

1980 — Ian Curtis, músico britânico, vocalista do grupo Joy Division

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com