Início>Atualidade>18 de junho -Dia da Gastronomia Sustentável, Dia Internacional do Sushi, Dia Internacional do Piquenique, Dia Internacional do Pânico, Dia do Orgulho Autista, Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio
Gastronomia

18 de junho -Dia da Gastronomia Sustentável, Dia Internacional do Sushi, Dia Internacional do Piquenique, Dia Internacional do Pânico, Dia do Orgulho Autista, Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio

Efeméride – Dia da Gastronomia Sustentável

O dia da Gastronomia Sustentável, foi proclamado através da Resolução 71/246 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 21 de dezembro de 2016.

Por muitos considerada a arte da comida, a gastronomia é sustentável quando tem em consideração as origens dos alimentos, o seu cultivo, a forma como são transportados até aos mercados e aos nossos pratos.

4 passos para uma alimentação mais sustentável:

  • Optar por produtos provenientes de agricultura biológica;
  • Evitar o desperdício de alimentos;
  • Incluir com frequência refeições com proteínas de origem vegetal;
  • Preferir produtos locais e da época.

Dia Internacional do Sushi

A única regra do Dia Internacional do Sushi é comer sushi. A data foi criada em 2009 no Facebook pelo administrador da página “Sushi” com um evento aberto a todos para comer sushi neste dia e desde então tornou-se numa celebração mundial, com milhões de aderentes. A página conta com mais de 3 milhões de fãs e todos os anos se celebra esta iguaria a 18 de junho, deliciosamente à mesa, com um prato de sushi.

Neste dia alguns restaurantes da especialidade organizam menus especiais e fazem promoções.

Há registos também de um Dia Internacional do Sushi criado em 2006 por um blog sobre sushi, festejado a 1 de novembro. Contudo, a massificação do dia 18 de junho nas redes sociais e no mundo como o Dia Internacional do Sushi sobrepôs-se a esta data. 

Dia Internacional do Piquenique

Com a aproximação do verão, o Dia Internacional do Piquenique convida as pessoas a saírem de casa e do trabalho e a estenderem a toalha no chão para comer. As comemorações deste dia são simples e qualquer pessoa pode aderir: basta preparar um pouco de comida e levar a cesta e a toalha para o ar livre.

A palavra piquenique é de origem francesa e acredita-se que é uma atividade que se popularizou após a Revolução neste país. Há quem diga que a vida não é um piquenique, mas neste dia ela é.

Dia Internacional do Pânico

o Dia Internacional do Pânico não é um convite às pessoas para perderem a cabeça, mas sim para encontrarem formas de combater o pânico, que muitas vezes ataca no quotidiano silenciosamente.

Esta data visa soar o alarme da urgência da adoção de formas de atenuar o stress, no trabalho e na vida pessoal. Acabar com tudo o que provoca ataques de pânico é o objetivo primordial deste dia.

Para acabar com o pânico e desfrutar deste dia a pessoa pode tentar as seguintes sugestões:

  • receber massagens
  • tomar chás relaxantes
  • preparar a sobremesa preferida
  • comer no restaurante predileto
  • fazer um piquenique
  • fazer uma caminhada
  • praticar desporto
  • ouvir música serena
  • ver vídeos engraçados
  • marcar uma consulta médica
  • descobrir e confrontar o que lhe provoca pânico
  • tomar um banho de imersão
  • Ir a um SPA
  • nadar
  • sair com os amigos

Dia do Orgulho Autista

Este dia celebra a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam. 

O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa do autismo pelos meios de comunicação e pela sociedade em geral, para que o autismo seja visto como uma “diferença” e não como uma “doença”.

A essência da comemoração é assegurar que as pessoas com autismo não são doentes. As pessoas com autismo possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas.

O primeiro Dia do Orgulho Autista celebrou-se em 2005, por iniciativa da Aspies for Freedom.

Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio

Este ano a ONU marca pela segunda vez o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio.

A ONU receia que, se o problema não for controlado, possa até prejudicar a paz e o desenvolvimento, pelo potencial de inflamar conflitos e tensões, violações de direitos humanos em larga escala.

A criação do Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio foi baseada na Estratégia e Plano de Ação da ONU sobre o tema, lançada em 2019.

Foi a primeira iniciativa da organização para combater a prática apoiando e complementando os esforços nacionais.

A estratégia enfatiza que é preciso combater o ódio de forma holística e com total respeito pela liberdade de opinião e expressão.

No dia de hoje assinalamos também:

Guerra de 1812

1812 — A declaração de guerra dos Estados Unidos contra o Reino Unido é assinada pelo presidente James Madison, dando início à Guerra de 1812.

Charles Darwin

1858 — Charles Darwin recebe um artigo de Alfred Russel Wallace que inclui conclusões quase idênticas as suas sobre a evolução, levando Darwin a publicar sua teoria.

Imperatriz viúva

1900 — A imperatriz viúva Cixi da China ordena que todos os estrangeiros sejam mortos, incluindo diplomatas estrangeiros e suas famílias.

Assembleia de Deus

1911 — Fundação da maior denominação evangélica do Brasil, a Assembleia de Deus.

Irão

1983 – Mona Mahmudnizhad, junto com outras nove mulheres da Fé Bahá’í, é condenada à morte e enforcada em Shiraz, Irão por causa de suas crenças religiosas.

Myanmar

1989 — A Birmânia passa a se chamar oficialmente Myanmar.

Tratado de Maastricht

1992 — Os irlandeses aprovam em referendo a confirmação do Tratado de Maastricht, com 69% dos votos.

Acordo de paz

2000 — Eritreia e Etiópia firmam em Argel um acordo de paz para pôr fim à guerra que ambos países enfrentavam desde maio de 1998.

Nascimentos

1521 — Maria de Portugal, Duquesa de Viseu 

1936 – Barack Obama, Sr., economista queniano, pai do ex presidente dos EUA

1942 – Paul McCartney, cantor, compositor e músico britânico.

1946 – Maria Bethania, cantora brasileira.

1946 – Lídia Jorge, escritora portuguesa.

1952 – Isabella Rossellini, atriz italiana.

1955 — Mísia, cantora portuguesa.

1975 – Maria João Bastos, atriz portuguesa.

Falecimentos

2003 — Fernando de Paços, poeta e dramaturgo português

2010 — José Saramago, escritor português

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com