Início>Atualidade>17 de junho -Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, Dia da Consciência e Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação
Incêndios

17 de junho -Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, Dia da Consciência e Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Efeméride – Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais

Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, consagrado por Resolução da Assembleia da República aprovada por unanimidade em 2019, dois anos depois do grande incêndio florestal de 17 de junho de 2017, em que, a par de um rasto de destruição cuja marcas são bem visíveis ainda hoje, perderam a vida dezenas de pessoas, alguns deles crianças.

Lavrando por mais de uma semana no território dos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Arganil, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã, onde perderam a vida mais de sessenta pessoas, entre as quais várias crianças, ficando na história como o incêndio florestal mais mortífero de sempre em Portugal.

Acolhendo a um apelo da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, pretende-se assim “evocar os homens, as mulheres e as crianças que perderam a vida em 2017, mas, igualmente, todos quantos, ao longo da história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal” e “para lembrar que uma tragédia como aquela que se verificou em 2017 não mais se poderá repetir”.

Dia da Consciência

O Dia da Consciência é celebrado, anualmente, a 17 de junho, em homenagem a Aristides de Sousa Mendes por ter seguido «a voz da consciência e ter salvo a vida de milhares de judeus e outros perseguidos».

Este dia comemora o respeito pela liberdade de consciência. As ações de Aristides Sousa Mendes foram motivadas pelos seus valores cristãos e humanistas.

Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de julho de 1885 e desempenhava funções de cônsul em Bordéus, França, durante o início da II Guerra Mundial.

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Este dia foi instituído pela ONU em 1994 e foi celebrado pela primeira vez em 1995. Desde então comemora-se anualmente a 17 de junho.

O objetivo do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afetados pela seca/desertificação (países africanos especialmente).

A desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, por ação humana ou variação climática.

A seca é um fenómeno natural onde se regista um défice de água por um extenso período de tempo, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros.

No dia de hoje assinalamos também:

Papa Martinho I 

653 — Papa Martinho I é preso no Palácio de Latrão antes de ser levado a Constantinopla e julgado por alta traição.

 Taj Mahal

1631 — Mumtaz Mahal morre durante um parto. Seu marido, Shah Jahan, imperador do Império Mogol, iria gastar 20 anos para construir o seu mausoléu, o Taj Mahal.

Guerra da Restauração

1665 — Batalha de Montes Claros: Portugal definitivamente garante sua independência da Espanha na última batalha da Guerra da Restauração.

Taiti

1767 — Samuel Wallis, um capitão de navio britânico, avista o Taiti e é considerado o primeiro europeu a chegar à ilha.

Estátua da Liberdade

1885 — A Estátua da Liberdade chega ao porto de Nova York.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral

1922 — Os aviadores navais portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral completam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

2.º governo da Ditadura Militar

1926 — É nomeado em Portugal o 2.º governo da Ditadura Militar, chefiado pelo presidente do Ministério Manuel Gomes da Costa.

Guilhotina

1939 — Última pessoa a ser guilhotinada em público na França Eugen Weidmann, um assassino condenado, é executado em Versalhes fora da prisão de Saint-Pierre.

Teste de arma nuclear

1967 — Teste de arma nuclear: a República Popular da China anuncia um teste bem-sucedido de sua primeira arma termonuclear.

Escândalo Watergate

1972 — Escândalo Watergate: cinco agentes da Casa Branca são presos por roubar os escritórios do Comité Nacional Democrata durante uma tentativa de membros do governo do presidente Richard M. Nixon de tirar ilegalmente a oposição política como parte de uma campanha mais ampla para subverter o processo do regime democrático.

Lei de Registo da População

1991 — Apartheid: o Parlamento sul-africano revoga a Lei de Registo da População, que exigia a classificação racial de todos os sul-africanos ao nascer.

O.J. Simpson 

1994 — O.J. Simpson é preso pelos assassinatos sua ex-esposa, Nicole Brown Simpson, e do amigo dela, Ron Goldman.

Pedrogão Grande

2017 — Uma série de incêndios florestais na região central de Portugal mata pelo menos 64 pessoas e fere outras 204.

Nascimentos

1897 — António Fragoso, compositor português

1938 — Félix Mourinho, ex-futebolista português

1942 – Arlete Salles, atriz brasileira.

1987 — Kendrick Lamar, rapper norte americano

Falecimentos

1463 — Catarina, infanta de Portugal e religiosa

1683 — Manuel Pousão, compositor português

2007 – Gianfranco Ferrè, designer de moda italiano 

2009 – José Calvário, maestro, compositor e produtor português

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com