Início>Atualidade>16 de novembro -Dia Nacional do Mar, Dia Internacional da Tolerância, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Cancro do Pâncreas
mar

16 de novembro -Dia Nacional do Mar, Dia Internacional da Tolerância, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

Efeméride – Dia Nacional do Mar

O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.

Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. 

Dia Internacional da Tolerância

A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.

A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:

  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão.
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.

Dia Mundial da Filosofia

Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, fazendo a apologia da reflexão e fomentando o pensamento crítico, contribuindo desta forma para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Este dia tem como objetivo fomentar o pensamento crítico, criativo e independente, e a contribuição activa para uma cultura de tolerância e paz.

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

O Dia Mundial do Cancro Pancreático, ocorre na terceira quinta-feira de novembro, e tem como principal objetivo a consciencialização global para esta doença, os seus sintomas e riscos, bem como para a necessidade urgente de um diagnóstico precoce.

O cancro do pâncreas é uma doença relativamente rara mas com uma taxa de mortalidade muito alta. O seu diagnóstico é frequentemente tardio por se desenvolver sem sintomas, o que determina o seu prognóstico e condiciona a possibilidade de um tratamento curativo.

No dia de hoje assinalamos também:

FIFA

1909 – A Liga Portuguesa de Futebol inscreve-se na FIFA.

LSD 

1938 – O LSD é sintetizado pela primeira vez por Albert Hofmann a partir da ergotamina nos Laboratórios Sandoz em Basileia.

UNESCO

1945 – É fundada a UNESCO.

“Música no Coração”

1959 – Estreia-se, na Broadway, o musical “Música no Coração”.

Fecundação “in vitro”

1985 – É inaugurado, no Hospital da Universidade de Coimbra, o laboratório de fecundação “in vitro” e transferência de embriões.

Portugal

1989 – Portugal assume a presidência do Conselho da Europa.

Champalimaud

1994 – António Champalimaud readquire, por 185 milhões de euros (37 milhões de contos), 80 por cento do Banco Pinto e Sotto Mayor.

Al-Qaida

2001 – Durante o bombardeamento norte-americano a Cabul, morre Mohammad Atef, que os EUA consideram o número três da Al-Qaida.

Estádio do Dragão

2003 – É inaugurado o Estádio do Dragão, no Porto. Joga-se o FC Porto-Barcelona, jogo que os portugueses ganham por 2-0. Estreia-se o Argentino Messi, com 16 anos, entrando a 14 minutos do fim.

Bento XVI

2006 – O Papa Bento XVI e a Cúria Romana reafirmam os valores do celibato para os padres, rejeitando qualquer possibilidade de ordenação ou readmissão de sacerdotes casados.

Troika

2011 – A ‘troika’ dá parecer positivo à segunda avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal.

Nascimentos

1602 – João Álvares Frovo, bibliotecário e compositor português

1878 – Óscar Moreno, médico português 

1922 – José Saramago, nobel português da literatura

1964 – Diana Krall, cantora canadiana.

1966 – Rita Salema, atriz portuguesa.

1985 – Joana Santos, atriz portuguesa.

1993 – Nélson Semedo, futebolista português.

Falecimentos

1665 – João Lourenço Rebelo, compositor português

1949 – António Aleixo, poeta popular.

1960 – Clark Gable, ator norte-americano 

1997 – Luiz Saldanha, oceanógrafo português 

2022 – Francisco Laranjo, artista plástico português

Veja mais efemérides aqui.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com