Início>Atualidade>16 de novembro -Dia Nacional do Mar, Dia Internacional da Tolerância, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Cancro do Pâncreas
mar

16 de novembro -Dia Nacional do Mar, Dia Internacional da Tolerância, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

Efeméride – Dia Nacional do Mar

O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.

Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. 

Dia Internacional da Tolerância

A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.

A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:

  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão.
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.

Dia Mundial da Filosofia

Em 2002, a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, fazendo a apologia da reflexão e fomentando o pensamento crítico, contribuindo desta forma para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro.

Este dia tem como objetivo fomentar o pensamento crítico, criativo e independente, e a contribuição activa para uma cultura de tolerância e paz.

Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

O Dia Mundial do Cancro Pancreático, ocorre na terceira quinta-feira de novembro, e tem como principal objetivo a consciencialização global para esta doença, os seus sintomas e riscos, bem como para a necessidade urgente de um diagnóstico precoce.

O cancro do pâncreas é uma doença relativamente rara mas com uma taxa de mortalidade muito alta. O seu diagnóstico é frequentemente tardio por se desenvolver sem sintomas, o que determina o seu prognóstico e condiciona a possibilidade de um tratamento curativo.

No dia de hoje assinalamos também:

FIFA

1909 – A Liga Portuguesa de Futebol inscreve-se na FIFA.

LSD 

1938 – O LSD é sintetizado pela primeira vez por Albert Hofmann a partir da ergotamina nos Laboratórios Sandoz em Basileia.

UNESCO

1945 – É fundada a UNESCO.

“Música no Coração”

1959 – Estreia-se, na Broadway, o musical “Música no Coração”.

Fecundação “in vitro”

1985 – É inaugurado, no Hospital da Universidade de Coimbra, o laboratório de fecundação “in vitro” e transferência de embriões.

Portugal

1989 – Portugal assume a presidência do Conselho da Europa.

Champalimaud

1994 – António Champalimaud readquire, por 185 milhões de euros (37 milhões de contos), 80 por cento do Banco Pinto e Sotto Mayor.

Al-Qaida

2001 – Durante o bombardeamento norte-americano a Cabul, morre Mohammad Atef, que os EUA consideram o número três da Al-Qaida.

Estádio do Dragão

2003 – É inaugurado o Estádio do Dragão, no Porto. Joga-se o FC Porto-Barcelona, jogo que os portugueses ganham por 2-0. Estreia-se o Argentino Messi, com 16 anos, entrando a 14 minutos do fim.

Bento XVI

2006 – O Papa Bento XVI e a Cúria Romana reafirmam os valores do celibato para os padres, rejeitando qualquer possibilidade de ordenação ou readmissão de sacerdotes casados.

Troika

2011 – A ‘troika’ dá parecer positivo à segunda avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal.

Nascimentos

1602 – João Álvares Frovo, bibliotecário e compositor português

1878 – Óscar Moreno, médico português 

1922 – José Saramago, nobel português da literatura

1964 – Diana Krall, cantora canadiana.

1966 – Rita Salema, atriz portuguesa.

1985 – Joana Santos, atriz portuguesa.

1993 – Nélson Semedo, futebolista português.

Falecimentos

1665 – João Lourenço Rebelo, compositor português

1949 – António Aleixo, poeta popular.

1960 – Clark Gable, ator norte-americano 

1997 – Luiz Saldanha, oceanógrafo português 

2022 – Francisco Laranjo, artista plástico português

Veja mais efemérides aqui.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.