Início>Atualidade>14 março -Dia Internacional da Matemática e Dia Mundial da Incontinência Urinária
matemática

14 março -Dia Internacional da Matemática e Dia Mundial da Incontinência Urinária

Efemérides – Dia Internacional da Matemática

O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial. Todos os anos, no dia 14 de março, todos os países são convidados a participar em atividades para alunos e público em geral, em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.

Este dia é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglo saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI.

A Associação de Professores de Matemática (APM), juntamente com outras associações e organizações, fez parte do núcleo português que integrou o conjunto de entidades que solicitou à Unesco a instituição do dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática. Esta iniciativa foi aprovada na 40.ª sessão da Conferência Geral da Unesco, em novembro de 2019.

Anúncio

Dia Mundial da Incontinência Urinária

O objetivo da data é sensibilizar o público para esta patologia, alertando para os modos de identificar o problema (os sintomas), para os tratamentos apropriados, os impactos negativos na qualidade de vida dos afetados e para a prevenção do problema. Neste dia realizam-se palestras em Portugal sobre a incontinência urinária e outras atividades em torno da patologia.

A incontinência urinária também pode ser chamada de Enurese. Ela ocorre com alguma frequência à noite, sobretudo nos idosos e nas mulheres. 

Fala-se em incontinência de esforço quando as perdas de urina estão ligadas a atos como espirrar ou tossir, por exemplo, e em incontinência por imperiosidade, quando existe uma vontade de urinar que não se consegue controlar.

Estima-se que a incontinência urinária afete cerca de 600 mil portugueses. Apesar dos números elevados, a taxa de cura pode chegar aos 90 por cento. O tratamento é feito com um urologista que estipula um plano de ação para travar a incontinência urinária. O tratamento pode ser feito por via de comprimidos orais ou aplicados na bexiga, e/ou por técnicas de reabilitação. Os casos que necessitam de operação e internamento são cada vez mais raros. 

No dia de hoje assinalamos também:

Governo demite generais

1974 — O governo português demite os generais António de Spínola e Francisco da Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, respectivamente, pelo facto do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, “Portugal e o Futuro“, no qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar.

Presidente brasileiro

1985 — O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano.

Nascimento de Albert Einstein

No dia 14 de março de 1879 nasceu Albert Einstein, um dos pais da ciência moderna, além de um entusiasta dos direitos humanos.

Nascimento de Celeste Rodrigues

Em 1923 nascia Celeste Rodrigues, fadista portuguesa, irmã da Amália Rodrigues.

Nascimento de Billy Crystal

Em 1948 nasceu Billy Crystal, ator, diretor, produtor e roteirista norte americano.

Nascimento de Alexey Pajitnov

Em 1956 nascia Alexey Pajitnov, designer de videogame e engenheiro de computação russo, criador do Tetris.

Nascimento de Alberto II

Em 1958 nasceu Alberto II de Mónaco.

Nascimento de Fernando Pereira

Em 1959 nascia Fernando Pereira, cantor e ator português.

Falecimento de Karl Marx

A 14 de março de 1883, faleceu o filósofo alemão Karl Marx.

Falecimento de João José Cochofel

No dia 14 de março faleceu João José Cochefel – poeta, ensaísta, crítico literário e musical.

Falecimento de Nicolau Breyner

Em 2016 faleceu Nicolau Breyner, ator português.

Falecimento de Stephen Hawking

A 14 de março de 2018, faleceu o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking.

Falecimento de Jorge Silva Melo

No dia 14 de março de 2022, morreu Jorge Silva Melo, encenador, ator, cineasta, dramaturgo, tradutor e crítico português.

Gostou desta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.

Anúncio