Início>Atualidade>14 de abril -Dia Mundial do Café
café

14 de abril -Dia Mundial do Café

Efeméride – Dia Mundial do Café

A data homenageia uma das bebidas mais queridas do mundo: o café! Seja carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é uma obsessão mundial.

A origem da data é desconhecida, sendo celebrada em diversos países em diferentes datas, tendo-se estabelecido o dia 14 de abril para a celebração mundial. Esta data ficou enraizada no mundo ao longo dos anos, mas, em 2015, a Organização Internacional do Café e os seus 74 Estados membros e 26 associações cafeteiras decidiram celebrar o primeiro Dia Internacional do Café oficial a 1 de outubro de 2015.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo.

Os portugueses são dos europeus que consomem menos café. Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.

Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

O excesso de café pode contudo, causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastrointestinais, devido à sua acidez.

No dia de hoje assinalamos também:

Hino Nacional Brasileiro

1831 — Império do Brasil: O Hino Nacional Brasileiro é executado pela primeira vez.

Atentado

1865 — Abraham Lincoln, 16.º presidente dos Estados Unidos, sofre um atentado no Teatro Ford cometido por John Wilkes Booth. Lincoln viria a falecer no dia seguinte.

Doença de Chagas

1909 – O médico brasileiro Carlos Chagas descobre a doença de Chagas, uma doença parasitária tropical causada pelo Trypanosoma cruzi.

Titanic

1912 — O navio de passageiros britânico RMS Titanic colide com um iceberg no Atlântico Norte na sua viagem inaugural.

Volvo

1927 — O primeiro carro da Volvo é lançado em Gotemburgo, Suécia.

Segunda República Espanhola

1931 — As Cortes Gerais depõem o rei Afonso XIII e proclamam a Segunda República Espanhola.

Sputnik II

1958 — O satélite soviético Sputnik II regressa após uma missão que durou 162 dias. Esta foi a primeira nave espacial a transportar um animal vivo, uma cadela chamada Laika. A cadela provavelmente viveu apenas algumas horas após o lançamento.

Austrália

1999 — Uma chuva de granizo severa atinge Sydney, na Austrália, causando danos consideráveis e tornando-se o desastre natural mais custoso da história da Austrália.

Hugo Chávez

2002 — O presidente venezuelano Hugo Chávez retorna ao cargo dois dias depois de ter sido deposto e preso pelos militares do país.

Genoma Humano

2003 — 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (com uma precisão de 99,99%).

Nigéria

2014 — Duzentas e setenta e seis estudantes são sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, nordeste da Nigéria.

Nascimentos

1909 — Soeiro Pereira Gomes, escritor e militante português

1942 – Francisco Nóbrega, futebolista português 

1951 – Julian Lloyd Webber, violoncelista britânico.

Falecimentos

1939 — José Júlio de Souza Pinto, pintor português

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.