Efeméride – Aparição de Nossa Sra. de Fátima aos 3 Pastorinhos
A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos aconteceu pela primeira vez a 13 de maio de 1917, num campo da Cova de Iria, na freguesia de Fátima.
Os pastorinhos eram Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, de 9 anos, e Jacinta, de 7 anos.
No mesmo ano, Nossa Senhora de Fátima voltou a aparecer aos três pastorinhos, a 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro.
Todos os anos, o evento é recordado, especialmente com procissões de velas. O dia 13 de maio não é feriado.
Na última aparição, a 13 de outubro, estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos pastorinhos que era a “Senhora do Rosário” e pediu a construção de uma capela em sua honra.
Em 1919 foi construída a Capelinha das Aparições, no local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.
Todos os anos, milhares de peregrinos deslocam-se ao Santuário de Fátima para prestar homenagem e devoção a Nossa Senhora de Fátima.
Os pontos altos das cerimónias religiosas acontecem na noite de 12 de maio, com a procissão das velas, e na manhã de 13 de maio, com a procissão, Eucaristia e bênção dos doentes.
Dia Mundial das Aves Migratórias
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, no segundo sábado de maio e de outubro.
As duas datas foram proclamadas como Dia Mundial das Aves Migratórias em 2006 pelo Secretariado do Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migratórias da África-Eurásia, em colaboração com o Secretariado da Convenção sobre Conservação de Animais Selvagens da África-Eurásia.
O Dia Mundial das Aves Migratórias visa a sensibilização geral para a necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats, aumentando a tomada de consciência global para as ameaças que estas aves enfrentam. A campanha do Dia Mundial das Aves Migratórias de 2023 centra-se no tema da água e sua importância para as aves migratórias.
A água é fundamental para a vida em nosso planeta. A grande maioria das aves migratórias depende de ecossistemas aquáticos ao longo dos seus ciclos de vida. As zonas húmidas interiores e costeiras, rios, lagos, riachos, pântanos e lagoas são vitais para a sua alimentação, servindo também como locais para descansar e reabastecer durante longas jornadas.
Portugal é um dos mais interessantes destinos europeus para a observação de aves. Grande parte das aves nidificantes chegam ao nosso país nos meses de março e abril, oriundas da África subsariana. No final do verão e no outono, estas aves migradoras empreendem novas viagens épicas desde os territórios de nidificação por toda a Europa, até às zonas de invernada, geralmente em território africano.
Dia do Duende
A origem do dia do Duende é tão misteriosa como a criatura que lhe dá nome. Apesar de serem pequenos (são descritos como tendo entre 15 e 30 cm de altura), estes seres ganharam direito a um dia próprio com o passar dos anos, que se foi massificando graças à ação da internet.
Acredita-se que estes seres da mitologia europeia possuem potes de ouro que têm de ser dados a quem tem a sorte de encontrar um duende. Para encontrar um duende e o seu pote de ouro é preciso seguir o arco-íris. Segundo a lenda, o duende troca o seu pote de ouro pela sua liberdade.
Os duendes são descritos como seres minúsculos de cabeça em forma de cone, que atravessam paredes e que pregam partidas aos humanos, nas suas casas, partindo e mudando objetos de sítio. Na cultura popular são representados com a cor verde, com um chapéu e com um trevo de boa sorte na boca ou na roupa.
Dia Mundial do Cocktail
O Dia Mundial do Cocktail é celebrado anualmente no dia 13 de maio. Foi nesta mesma data, em 1806, que o jornal nova-iorquino The Balance and Columbian Repository publicou a primeira definição impressa conhecida da palavra “cocktail”. Apesar disto, a mistura de bebidas alcoólicas com outros elementos é descrita historicamente desde os gregos. Ingleses também usavam o termo para definir algumas bebidas desde 1700.
No dia de hoje assinalamos também:
Américo Vespúcio
1501 – Américo Vespúcio, desta vez sob bandeira portuguesa, zarpou para terras ocidentais.
Teatro Nacional São João
1798 — Inauguração do Teatro Nacional São João, no Porto.
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
1809 — Com a ida da Família Real Portuguesa para o Brasil é fundada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;
Revolta de Carrancas
1833 — Império do Brasil: Desencadeada a Revolta de Carrancas uma rebelião de escravos.
Escravidão no Brasil
1888 — Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.
Arquivos da escravidão
1891 — Por ordem de Ruy Barbosa, então Ministro da Fazenda, ocorre a queima dos arquivos da escravidão no Brasil.
Giro d’Italia
1909 — Tem início em Milão a primeira edição do Giro d’Italia. O ciclista italiano Luigi Ganna será o vencedor.
Royal Air Force
1912 — O Royal Flying Corps, o precursor da Royal Air Force, é estabelecido no Reino Unido.
Três pastorinhos
1917 — Três pastorinhos (crianças) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal.
Richard Nixon
1958 – Durante uma visita a Caracas, Venezuela, o carro do vice-presidente Richard Nixon é atacado por manifestantes antiamericanos.
Papa João Paulo II
1981 — Mehmet Ali Ağca tenta assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa sobrevive após se submeter a uma cirurgia na Policlínica Gemelli.
Explosão numa mina
2014 — Explosão numa mina de carvão subterrânea no sudoeste da Turquia mata 301 mineiros.
Papa Francisco
2017 — Papa Francisco viaja a Portugal para celebrar o 100.º aniversário das Aparições de Fátima no Santuário de Fátima, em Fátima.
Nascimentos
1699 — Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal
1765 — Vieira Portuense, pintor português
1767 — João 6.º de Portugal
1787 — Antônio Ferreira Viçoso, religioso e escritor português
1912 — Gil Evans, pianista de jazz canadiano
1950 – Stevie Wonder, compositor e cantor norte-americano
1969 — Fátima Lopes, apresentadora de televisão portuguesa.
1975 – José Paulo Sousa, futebolista português.
Falecimentos
1835 — John Nash, arquiteto britânico
1988 — Chet Baker, trompetista de jazz americano
2021 — Maria João Abreu, atriz portuguesa
2022 — João Rendeiro, banqueiro português