Início>Atualidade>13 fevereiro -Dia Mundial da Rádio, Dia Internacional da Epilepsia, Dia Internacional do Preservativo.
rádio

13 fevereiro -Dia Mundial da Rádio, Dia Internacional da Epilepsia, Dia Internacional do Preservativo.

Efemérides – Dia Mundial da Rádio

 O Dia Mundial da Rádio celebra-se, anualmente, a 13 de fevereiro. O Dia Mundial da Rádio foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011 e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012. A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoia e reforça a celebração desta data.

Pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países.

O objetivo deste dia é demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.

Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso a informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas.

Por ocasião do Dia Mundial do Rádio, a UNESCO lança uma série de arquivos de áudio históricos que podem ser usados ​​gratuitamente e sem restrição de direitos autorais no planejamento de transmissões e eventos do Dia Mundial do Rádio. 

Dia Internacional da Epilepsia

O Dia Internacional da Epilepsia é um evento global celebrado anualmente na 2ª segunda-feira de fevereiro, para promover a conscientização sobre a doença em todo o mundo. É uma iniciativa conjunta do International Bureau for Epilepsy (IBE) e pela International League Against Epilepsy (ILAE).

Com representação em mais de 140 países, a data é uma oportunidade poderosa para destacar os problemas enfrentados por pessoas com epilepsia, suas famílias e cuidadores, em todas as regiões do mundo.

Dia Internacional do Preservativo

 Dia Internacional do Preservativo, uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation que tem por objetivo informar sobre a importância do preservativo, enquanto medida de prevenção das infeções sexualmente transmissíveis, nomeadamente da infeção por VIH e da hepatite B, e da gravidez não desejada.

No dia de hoje assinalamos também:

Independência de Portugal

Em 1668 – Fim da guerra da restauração, com a assinatura do tratado de paz em Lisboa em que a Espanha reconhece definitivamente a independência de Portugal

Mata Hari

Em 1917 é presa Mata Hari

Suiça

Em 1920 a Liga das Nações reconhece a neutralidade da Suiça

Bomba atómica

Em 1960 França testa a primeira bomba atómica no deserto do Sahara

World Trade Center

Em 1975 houve um incêndio no World Trade Center em Nova York

Alemanha

Reunificação da Alemanha em 1990

Nasa

Em 2019 a NASA conclui a missão de 15 anos do Opportunity Mars

Maurício Bensaúde

Nasceu em 1863, em Ponta Delgada, Maurício Bensaúde, cantor lírico português que atingiu renome internacional.

Nascimento de Agostinho da Silva

No dia 13 de fevereiro de 1906 nasceu Agostinho da Silva, professor e investigador português.

Peter Gabriel

Peter Gabriel, músico britânico nasce em 1950

Morte de Humberto Delgado

A 13 de fevereiro de 1965, faleceu em Espanha o militar e político Humberto Delgado.

Robbie Williams

Robbie Williams, ator, compositor e ator britânico nasce em 1974

Maria Alice Fadista

Morreu, em Lisboa, em 1996, Maria Alice, fadista muito popular na década de 30 do século XX.

Morte de Carlos Aboim Inglez

A 13 de fevereiro de 2002, morre o poeta e importante resistente anti-fascista português Carlos Aboim Inglez.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.