Início>Atualidade>13 de abril -Dia do Beijo
beijo

13 de abril -Dia do Beijo

Efeméride – Dia do Beijo

Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.

Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882. Atualmente também se celebra o Dia Internacional do Beijo a 6 de julho no Reino Unido e noutros locais do mundo.

Benefícios do beijo

Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.

  • Beijar emagrece – queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
  • Beijar alivia o stress – o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. Quantas vezes não bastou um simples beijo para acalmar?
  • Beijar promove o bem-estar – quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.

O beijo mais longo do mundo foi dado em 2013 por Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat. O casal tailandês deu um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, entrando para o Guinness World Records. 

No dia de hoje assinalamos também:

Teatro Nacional D. Maria II

1846 — Inaugurado o Teatro Nacional D. Maria II, durante as comemorações do 27.º aniversário de D. Maria II.

Hungria

1849 — Hungria se torna uma república.

Massacre de Jallianwala Bagh

1919 – Massacre de Jallianwala Bagh: tropas britânicas matam cerca de 379 manifestantes desarmados em Amritsar, no norte da Índia; 1 200 ficam feridos.

Segunda Guerra Mundial

1943 — Segunda Guerra Mundial: é anunciado a descoberta de valas comuns de prisioneiros de guerra polacos mortos por forças soviéticas no Massacre da Floresta de Katyn, resultando em uma crise diplomática entre o Governo polaco no exílio em Londres e a União Soviética, que nega a responsabilidade.

Segunda Guerra Mundial

1945 — Segunda Guerra Mundial: forças soviéticas e búlgaras capturam Viena, Áustria.

CIA

1953 — O diretor da CIA, Allen Dulles, inicia o programa de controle mental, o Projeto MKUltra.

Óscares

1964 — Na cerimónia de entrega dos Óscares, Sidney Poitier se torna o primeiro afro-americano a ganhar o prémio de Melhor Ator pelo filme de 1963 Lilies of the Field.

Apollo 13

1970 — Um tanque de oxigénio a bordo da Apollo 13 explode, colocando a tripulação em grande perigo e causando grandes danos à nave espacial, durante a viagem de ida à Lua.

Massacre de autocarro no Líbano

1975 — Massacre de autocarro no Líbano: um ataque realizado pela resistência falangista mata 26 membros da milícia da Frente Popular para a Libertação da Palestina, marcando o início da Guerra Civil Libanesa, que duraria quinze anos.

“Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau”,

1987 — Portugal e China assinam a “Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau”, um acordo sobre a devolução de Macau em 1999 à República Popular da China.

Bomba não-nuclear

2017 — Estados Unidos lançam a maior bomba não-nuclear da história sobre o Afeganistão, a GBU-43, numa zona então supostamente ocupada por elementos do Daesh.

Nascimentos

1687 — Francisco Xavier de Távora, administrador colonial português 

1743 — Thomas Jefferson, político norte americano.

1769 — Thomas Lawrence, pintor britânico 

1774 — Sebastião de Arriaga, militar português

1947 – Jerónimo de Sousa, político português.

1947 – Mário Crespo, jornalista português.

1977 – Pedro Nuno Santos, político português.

1980 – Tonel, futebolista português.

1982 — Bruno Gagliasso, ator brasileiro.

Falecimentos

1989 — António Ferreira Gomes, religioso português 

2015 – Günter Grass, escritor e artista plástico alemão

2020 — Moraes Moreira, cantor e músico brasileiro

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com