Efemérides -Dia Mundial contra a Censura Cibernética
O Dia Mundial contra a Censura Cibernética (World Day Against Cyber-Censorship) foi criado pela organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) em 2008. Este ano o dia 12 de março foi escolhido para representar as manifestações em apoio a uma Internet livre, sem restrições e de acessibilidade a todos.
A internet nasceu com propósitos bem específicos: desde os seus primórdios com a ARPANET e passando pela onisciente World Wide Web, seu objetivo primário sempre foi permitir que profissionais, estudantes e pesquisadores tivessem acesso facilitado a documentos de outros cientistas, facilitando o trabalho em conjunto a respeito de determinada temática. Rapidamente o mundo percebeu que tal tecnologia tinha potencial para ir muito além.
Hoje, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à internet já é considerado um direito humano fundamental: ela facilita o exercício da democracia, pois permite com que qualquer pessoa tenha rápido acesso à informação, tal como fazer valer sua voz e ponto de vista, comunicando-se em massa de maneira simples e eficaz. Infelizmente, com a popularização da web, também se tornou cada vez mais comum a prática que acabou sendo denominada de cibercensura.
A censura cibernética é todo e qualquer meio utilizado por instituições governamentais para repreender e restringir a liberdade de comunicação dentro do mundo digital, o que inclui, mas não se limita, a impedir que os cidadãos consigam aceder a determinados sites (bloqueando-os através de filtros geográficos), proibindo o uso de certos serviços (como aplicativos e outros softwares específicos) e até mesmo ordenando a retirada de uma página do ar, solicitando sua remoção à empresa responsável pela sua hospedagem.
Esse tipo de cibercensura costuma ser comum em países que adotam políticas extremistas, sendo que as manobras de censura podem ser pontuais — como o total “desligamento” da internet para reprimir protestos ou coibir a cobertura de um facto específico — ou constantes. A China, por exemplo, é famosa por não permitir que os seus cidadãos acedam a sites de notícias estrangeiros ou qualquer plataforma como Facebook, Twitter e Instagram: os civis só podem usar uma intranet específica alimentada com conteúdo “aprovado” pelo governo.
No dia de hoje assinalamos também:
Maastricht
Em 1579 início do Cerco de Maastricht, parte da Guerra dos Oitenta Anos.
Coca-Cola
Em 1894 em Vicksburg, Mississippi, o refrigerante Coca-Cola é vendido em garrafas pela primeira vez.
Rússia
Em 1918 Moscovo torna-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos.
Mahatma Gandhi
Em 1930 Mahatma Gandhi lidera uma marcha popular em direção ao mar de pouco mais de 320 quilómetros conhecida como a Marcha do Sal desobedecendo as autoridades britânicas, em protesto ao monopólio britânico do sal.
Anne Frank
1945 — Anne Frank, menina alemã de religião judaica, morre de tifo no campo de extermínio nazista de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal encontrado no final da Segunda Guerra Mundial.
Coreia do Norte
1993 — Programa nuclear norte-coreano: a Coreia do Norte declara que pretende retirar-se do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares e se recusa a permitir que os inspetores tenham acesso às suas instalações nucleares.
Igreja Anglicana
Em 1994 a Igreja Anglicana ordena sua primeira sacerdote feminina.
NATO
1999 — Três países do antigo Pacto de Varsóvia, a República Checa, Hungria e Polónia aderem a NATO.
José Sócrates
Em 2005 toma posse em Portugal o XVII Governo Constitucional, um governo de maioria absoluta do Partido Socialista chefiado pelo primeiro-ministro José Sócrates.
Wall Street
2009 — O financeiro Bernie Madoff declara-se culpado de uma das maiores fraudes da história da Wall Street.
Geração à Rasca
Em 2011 realizou-se a Manifestação da Geração à Rasca em várias cidades portuguesas, pelo direito ao emprego, à educação, pela melhoria das condições de trabalho, o fim da precariedade e pelo reconhecimento das qualificações, competência e experiência.
Central Nuclear de Fukushima I
Em 2011 um reator da Central Nuclear de Fukushima I derrete, explode e libera radioatividade na atmosfera um dia após o sismo do Japão.
Renúncia Bento XVI
Inicia-se o conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI, em seguimento da renúncia do então Sumo Pontífice em 28 de fevereiro de 2013.
Nascimento de Liza Minnelli
Liza Minnelli, atriz, cantora e dançarina estado-unidense. em 1946
Nascimento de Aaron Eckhart
Aaron Eckhart, ator e produtor 1968
Nascimento de Konstantinos Mitroglou
Konstantinos Mitroglou, futebolista grego. nasceu 1988
Falecimento de Robert Bosch
Robert Bosch, industrial e inventor alemão.1942
Falecimento de José Policarpo
Em 2014 faleceu José Policarpo, cardeal português.