Início>Atualidade>12 de maio -Dia Internacional do Enfermeiro, Dia Mundial da Fibromialgia e Dia Internacional da Sanidade Vegetal
enfermeiro

12 de maio -Dia Internacional do Enfermeiro, Dia Mundial da Fibromialgia e Dia Internacional da Sanidade Vegetal

Efeméride – Dia Internacional do Enfermeiro

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral. É o dia do calendário em que todos os enfermeiros do mundo estão de parabéns, sendo que eles celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário. 

A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. 

Florence Nightingale nasceu em Florença no dia 12 de maio de 1820. As visitas constantes que fazia com sua mãe a doentes foram decisivas na escolha do Florence pelo curso de enfermagem.

Florence estudou, publicou estudos comparativos e foi convidada para superintendente de enfermeiras voluntárias na Guerra da Cimeira, em 1853. Nessa altura, as inovações trazidas por ela à enfermagem resultavam na diminuição de mortes de 42,2% para 2,2%. 

A sua dedicação rendeu-lhe a condecoração da Cruz Vermelha Real em 1883.

Dia Mundial da Fibromialgia e o Dia Mundial da Síndrome de Fadiga Crónica/Encefalomielite Miálgica

Celebra-se hoje, dia 12 de maio, o Dia Mundial da Fibromialgia e o Dia Mundial da Síndrome de Fadiga Crónica/Encefalomielite Miálgica, uma efeméride que tem como objetivo sensibilizar e consciencializar os doentes, familiares, profissionais de saúde e sociedade em geral sobre a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica/Encefalomielite Miálgica.

Esta síndrome caracteriza-se por dor crónica e generalizada que os doentes localizam, sobretudo, no aparelho locomotor, e que está tipicamente relacionada com uma grande variedade de sintomas, entre os quais a fadiga persistente, o sono não reparador, a rigidez generalizada e os sintomas ansioso-depressivos. A fibromialgia é uma das principais condições causadoras de dor, e a alteração do sono afeta mais de 90% destes doentes que apresentam uma duração reduzida da etapa do sono, determina a qualidade do mesmo e garante a recuperação do organismo.

A fibromialgia é mais comum em mulheres, com idades geralmente entre os 35 e os 50 anos, e representa grande impacto no bem-estar, na qualidade de vida e no seu desempenho profissional. A fibromialgia não tem cura, mas o acompanhamento dos doentes por um médico especialista é essencial, já que permite o controlo da doença e possibilita uma melhoria significativa dos sintomas através de uma terapêutica adequada.

Dia Internacional da Sanidade Vegetal

Celebra-se hoje, dia 12 de maio, o 2º Dia Internacional da Sanidade Vegetal.

Este dia é um importante legado do Ano Internacional da Fitossanidade 2020.

As Nações Unidas proclamaram o 12 de maio como o Dia Internacional da Sanidade Vegetal. A resolução aprovada defende que “plantas saudáveis constituem o fundamento de toda a vida na Terra, dos ecossistemas, da segurança alimentar e da nutrição” e que “a sanidade vegetal é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura, que é necessário para alimentar uma população global crescente”.

Tanto a nossa saúde como a saúde do nosso planeta dependem das plantas. As plantas representam 80% dos alimentos que comemos e fornecem 98% do oxigénio que respiramos. Contudo, cerca de  40% das culturas alimentares são perdidas todos os anos devido a pragas e doenças das plantas, afetando  tanto a segurança alimentar quanto a agricultura, causando inúmeros prejuízos às comunidades rurais que dependem desta fonte de rendimento.

No dia de hoje assinalamos também:

Polónia

1364 — Fundada em Cracóvia a Universidade Jaguelónica, a mais antiga da Polónia.

Peru

1551 — Fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América, a Universidade Nacional Maior de São Marcos.

Pólo Norte

1926 — O dirigível italiano Norge torna-se o primeiro dirigível a sobrevoar o Pólo Norte.

Rei George VI e Rainha Elizabeth

1937 — O Duque e a Duquesa de York são coroados como Rei George VI e Rainha Elizabeth do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Abadia de Westminster.

Luna 5

1965 — A nave espacial soviética Luna 5 cai na Lua.

Papa João Paulo II

1982 — Papa João Paulo II escapa de atentado em Portugal, seguranças dominam Juan María Fernández y Krohn antes que ele pudesse atacar o Papa com uma baioneta.

Cuba

2002 — O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter chega a Cuba para uma visita de cinco dias com Fidel Castro, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos, dentro ou fora do cargo, a visitar a ilha desde a Revolução Cubana.

Atentados à bomba em Riad

2003 — Os atentados à bomba em Riad, na Arábia Saudita, perpetrados pela al-Qaeda, matam 39 pessoas.

Sismo na China

2008 — Sismo na China (cerca de 8,0 de magnitude)com epicentro na província de Sichuan resulta na morte de 70 000 pessoas.

Aeroporto Internacional de Trípoli

2010 — Airbus A330 que fazia o voo Afriqiyah Airways 771 cai pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, matando 104 das 105 pessoas a bordo.

Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido

2017 — Um ataque de ransomware atinge mais de 400 mil computadores em todo o mundo, tendo como alvo computadores do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e os computadores da Telefónica.

Nascimentos

1907 — Katharine Hepburn, atriz americana

1910 – Mário de Melo Saraiva, médico, historiador, escritor e político português

1936 – Manuel Alegre, poeta e político português.

1968 – Tony Hawk, skatista americano

1970 – Carlos Secretário, ex-futebolista e treinador de futebol português.

1976 – Bruno Lage, treinador de futebol português.

1979 – Joaquim Rodríguez, ex-ciclista espanhol.

1980 – César Peixoto, ex-futebolista e treinador de futebol português.

1982 – João Cabreira, ciclista português

Falecimentos

1634 — George Chapman, poeta e dramaturgo inglês

1877 — João Cristino da Silva, pintor português

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.