Efeméride – Dia da Criança
O Dia da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris.
Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Por vezes é difícil distinguir este dia, 1 de junho, do dia 20 de novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Criança, dia em que se celebram dois marcos importantes:
- 20 de novembro, de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança [en] e;
- nesse mesmo dia, mas em 1989, foi adotada, também pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou no dia 21 de setembro de 1990.
Não existe uniformização de data para a celebração dos direitos das crianças, contudo, o seu objetivo será sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam.
Dia Mundial dos Pais
Desde a década de 1980, o importante papel da família tem chamado cada vez mais a atenção da comunidade internacional. A Assembléia Geral adotou uma série de resoluções e proclamou o Ano Internacional da Família e o Dia Internacional das Famílias.
Enfatizando o papel crítico dos pais na criação dos filhos, o Dia Mundial dos Pais reconhece que a família tem a responsabilidade primária de cuidar e proteger os filhos. Para o desenvolvimento pleno e harmonioso da sua personalidade, as crianças devem crescer num ambiente familiar e num clima de felicidade, amor e compreensão.
Designado pela Assembleia Geral em 2012, o Dia Global dos Pais oferece uma oportunidade para agradecer a todos os pais por seu “compromisso altruísta com os filhos e seu sacrifício vitalício para nutrir esse relacionamento”.
Dia Mundial do Leite
A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite. É também no velho continente em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas em grande parte ao incentivo ao consumo pelas crianças.
A infância e o consumo de leite estão intimamente relacionados, tendo a FAO e a UNICEF conciliado esforços assinalando o Dia Mundial do Leite e o Dia Mundial da Criança precisamente no mesmo dia – 1 de junho.
O nosso primeiro alimento é o leite e o seu consumo, para além de instintivo e natural, tem um caráter afetivo e umbilical.
A riqueza nutricional do leite é indiscutível e está amplamente estudada e comprovada, integrando este alimento os diversos guias alimentares a nível global.
O leite tem um papel central numa dieta saudável, rica em nutrientes e pobre em calorias, comemoremos hoje mais um do Dia do Leite e Dia da Criança.
Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça
O Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça, que se celebra a 1 de junho, surge no calendário português para assinalar o interesse de uma espécie com grande simbolismo histórico e elevado valor ambiental, social e económico.
Passaram dez anos desde que foi considerado um símbolo da nossa paisagem agroflorestal, mas o sobreiro (Quercus suber L.) é, desde há muitos séculos, uma espécie emblemática e não apenas no nosso território.
Valorizado desde a Antiguidade pelas qualidades da sua casca, o sobreiro tem descritas as qualidades e usos da cortiça desde há milhares de anos. Vários estudiosos identificam vestígios da sua utilização desde a China ao Egipto, inicialmente como vedante de recipientes, isolante para habitações e boia flutuante para a pesca. O filósofo grego Teofrasto já descrevia nos seus textos de botânica, há cerca de 2200 anos, como o Quercus suber se distinguia de outras espécies: “o descortiçamento circular acarreta a morte de qualquer árvore (…). Mas quem sabe constitui o sobreiro uma exceção. Porque este ganha mais vigor se se lhe tira a cortiça exterior…”
Esta longa utilização valeu-lhe, desde cedo, o estatuto de espécie protegida que tem atualmente.
Já no século XXI (2011), a Assembleia da República reforçou o estatuto simbólico do sobreiro, declarando-o como “Árvore Nacional de Portugal”. Este estatuto advém, entre outros aspetos, da sua importante função na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico, no armazenamento de carbono e, entre outros, na qualidade da água, ou seja, assegurando serviços de ecossistema fundamentais.
No dia de hoje assinalamos também:
Guerra Anglo-Americana
1812 — Guerra Anglo-Americana: o presidente dos Estados Unidos, James Madison, pede ao Congresso que declare guerra ao Reino Unido.
Sociedade Filarmónica União Seixalense
1871 — Fundada a Sociedade Filarmónica União Seixalense no Seixal, Portugal.
Segunda Guerra Mundial
1943 — Um avião civil que efetuava o percurso Lisboa – Londres é abatido pelos alemães, no decurso da Segunda Guerra Mundial, matando todos os passageiros, incluindo o ator Leslie Howard.
Invasão iminente da Europa
1944 — BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas.
Osaka
1945 — Segunda Guerra Mundial: os aliados bombardeiam Osaka, a segunda cidade do Japão, que fica arrasada após receber uma carga de nada menos que 6.110 toneladas de explosivos despejados por aviões bombardeios B-29 acabando por arrasar a cidade que já fora vítima de um primeiro bombardeio feroz em 14 de março deste mesmo ano.
FM
1961 — FCC (Federal Communications Commission ) regulamenta o padrão para radiodifusão estéreo em FM.
Banco Central Europeu
1988 – Fundação do Banco Central Europeu em Bruxelas.
Família Real do Nepal
2001 — Massacre da Família Real do Nepal: o príncipe herdeiro Dipendra do Nepal atira e mata vários membros de sua família, incluindo seu pai e sua mãe.
Nascimentos
1926 – Marilyn Monroe, atriz norte americana
1930 – Maria de Lourdes Modesto, gastrónoma portuguesa
1937 – Morgan Freeman, ator norte americano
1972 – Maria Rueff, atriz portuguesa.
1973 – Heidi Klum, modelo alemã.
1974 – Alanis Morissette, cantora canadiana
1981 – Brandi Carlile, cantora norte americana
Falecimentos
1890 — Camilo Castelo Branco, escritor português
2008 — Yves Saint Laurent, criador de moda francês