Início>Atualidade>1 de julho -Dia Internacional das Cooperativas, Dia da Região Autónoma da Madeira, Dia Mundial das Bibliotecas , Dia Mundial do Salvamento e Dia Internacional da Piada

1 de julho -Dia Internacional das Cooperativas, Dia da Região Autónoma da Madeira, Dia Mundial das Bibliotecas , Dia Mundial do Salvamento e Dia Internacional da Piada

Efeméride – Dia Internacional das Cooperativas

A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, ela foi comemorada pela primeira vez em 1995, uma vez que tinha o intuito de assinalar o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895.

Os objetivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas, por destacar as metas do movimento cooperativo internacional, em paralelismo com as metas da ONU, e por fortalecer as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais, nacionais ou internacionais).

Em Portugal, as cooperativas são associações que podem ter a seguinte tipologia: de primeiro grau ou de interesse público. As principais diferenças entre elas resumem-se, nomeadamente, no fato de que no primeiro tipo fazem parte pessoas singulares ou coletivas, enquanto no último, há a participação do Estado.

Dia da Região Autónoma da Madeira

De nome oficial “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Dia da Madeira celebra a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976, data em que a ilha ganhou poder legislativo. 

Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. São disso exemplo concertos, espetáculos de dança, salva de foguetes e girândolas, sessões solenes na Assembleia Legislativa Regional, deposição de flores no monumento à Autonomia, imposição solene das insígnias honoríficas madeirenses, missa Te Deum, na Sé Catedral do Funchal, etc. 

Dia Mundial das Bibliotecas

Embora a comemoração não seja oficial, esta data visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, tal como é referido no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

Em vários países do mundo se realizam atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural.

Dia Mundial do Salvamento

Foi em 1979 que a Fedération International de Salvetage et des Sports Utilitaires sugeriu à World Life Saving a criação do Dia Mundial do Salvamento, a comemorar a 1 de julho ou no primeiro domingo deste mês.

Este dia tem como objetivo divulgar os processos de salvamento existentes nas praias para que os banhistas se familiarizem com os mesmos e para que não entrem em pânico numa situação crítica.

Nesta data fazem-se demonstrações dos meios e processos de salvamento que os nadadores salvadores utilizam durante um salvamento, como pranchas e bóias. É também divulgado o que se deve fazer para prevenir acidentes na água, como pedir ajuda na água e como agir numa emergência, prestando primeiros socorros. 

Dia Internacional da Piada

Trata-se de uma data não oficial, mas que é comemorada por todo o mundo com pompa e circunstância. Os países partilham as suas maiores piadas numa tentativa de dar ao mundo um sorriso de orelha a orelha, afastando toda a tristeza, drama e negatividade logo no abrir da segunda metade do calendário gregoriano.

A data terá sido criada por Wayne Reinagel em 1994, para promover os seus livros de anedotas.

Como o mundo já tem problemas e infelicidades que cheguem, a ideia da data é rir e afastar as insatisfações, começando a segunda metade do ano com uma nova mentalidade.

Sabia que, uma criança até aos 4 anos ri-se entre 200 e 300 vezes ao dia, enquanto um adulto só se ri entre 4 e 20 vezes ao dia.

No dia de hoje assinalamos também:

Eclipse

1098 — Eclipse total do Sol.

Assembleia de Westminster

1643 — Primeira reunião da Assembleia de Westminster, um conselho de teólogos (“divinos”) e membros do Parlamento da Inglaterra nomeados para reestruturar a Igreja Anglicana, na Abadia de Westminster, em Londres.

Jean-François de la Barre

1766 — Jean-François de la Barre, um jovem nobre francês, é torturado e decapitado antes de seu corpo ser queimado em uma pira junto com uma cópia do Dictionnaire philosophique de Voltaire pregado em seu torso pelo crime de não saudar uma procissão religiosa católica em Abbeville, França.

Charles Darwin

1858 — Leitura conjunta dos documentos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace sobre evolução para a Sociedade Linneana de Londres.

Museu Público

1862 — Fundação da Biblioteca do Estado Russo como a Biblioteca do Museu Público de Moscovo.

Escravatura

1863 – Keti Koti (Dia da Emancipação) no Suriname, marcando a abolição da escravatura pelos Países Baixos.

Pena de morte

1867 – É abolida a pena de morte em Portugal para crimes civis (Lei de 1 de julho de 1867).

 Tour de France

1903 — Início da primeira competição anual de ciclismo de estrada realizada na França, o Tour de France.

SOS

1908 — O SOS é adotado como sinal internacional de socorro.

60 mil soldados

1916 — Primeira Guerra Mundial: Cerca de 60 mil soldados britânicos morrem em apenas um dia na Batalha do Somme, ofensiva militar que envolveu a França e o Reino Unido.

 Jarda internacional

1959 — Valores específicos para a jarda internacional, libra avoirdupois e unidades derivadas (por exemplo, polegada, milha) são adotados após acordo entre os EUA, o Reino Unido e outros países da Commonwealth.

Armas Nucleares

1968 — O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares é assinado em Washington, D.C., Londres e Moscovo por sessenta e dois países.

LGBT 

1972 — Acontece a primeira marcha do orgulho LGBT na Inglaterra.

Madeira

1976 — Portugal concede autonomia à Madeira.

Walkman

1979 — A Sony lança o Walkman, o primeiro leitor de cassetes portátil da história.

 China 

1997 — A China retoma a soberania sobre a cidade-estado de Hong Kong, encerrando 156 anos de domínio colonial britânico. A cerimônia de entrega conta com a presença do primeiro-ministro britânico Tony Blair, Charles – Príncipe de Gales, o presidente chinês Jiang Zemin e a secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright.

Corte Penal Internacional 

2002 – Criada a Corte Penal Internacional para processar indivíduos por genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.

União Europeia

2013 – A Croácia se torna o 28.° estado-membro da União Europeia.

Nascimentos

1646 — Gottfried Wilhelm Leibniz, cientista e filósofo alemão 

1908 – Estée Lauder, cosmetologista norte americano

1920 – Amália Rodrigues, fadista portuguesa 

1929 – Fernando Guedes, escritor e editor português 

1934 – Sydney Pollack, cineasta, produtor e ator norte americano

1944 – Salgueiro Maia, militar português

1961 – Diana, Princesa de Gales

1967 – Marisa Monte, cantora e compositora brasileira.

1967 – Pamela Anderson, atriz e modelo canadiana.

Falecimentos

1860 — Charles Goodyear, engenheiro norte-americano

1974 — Juan Domingo Perón, político argentino

1981 – Carlos de Oliveira, poeta português 

2004 — Marlon Brando, ator norte-americano 

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com