Início>Atualidade>09 fevereiro – Invenção do voleibol
Voleibol

09 fevereiro – Invenção do voleibol

Efemérides – Invenção do voleibol

Criado em 1895, nos Estados Unidos, por William George Morgan (1870-1942), o primeiro nome do voleibol foi “mintonette”.

William George Morgan, professor e diretor de Educação Física, idealizou um jogo em que a probabilidade dos participantes se magoarem, em detrimento de contato físico, fossem baixas. Outro fator importante – e pensado nos jogadores mais velhos – era que o desporto não fosse fisicamente tão exigente.

Para criação das regras do jogo, Morgan pediu ajuda a dois amigos, Dr. Frank Wood e John Lynch.

No ano seguinte da sua criação, Morgan foi convidado a fazer uma demonstração do desporto num Congresso de Professores de Educação Física. Nessa ocasião, a alteração do nome “mintonette” para “volley ball” foi sugerida pelo professor Alfred T. Halstead, porque os movimentos do novo jogo sugeriam isso, um voleio, ou seja, uma jogada feita no ar.

A 20 de abril de 1947 foi fundada a federação de volei, em França, a FIVB – Fédération Internationale de Volleyball, que teve como primeiro presidente Paul Libaud.

Contando atualmente com 163 países filiados, tinha os seguintes 14 membros quando foi fundada: Brasil, Bélgica, Egito, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Jugoslávia, Polónia, Portugal, Roménia, Checoslováquia e Uruguai.

Dois anos depois da fundação da Federação, em 1949, realizou-se o primeiro campeonato de volei masculino na Checoslováquia, o qual foi conquistado pelos russos.

Em 1952 foi a vez das mulheres disputarem pela primeira vez um campeonato de voleibol, sendo o título conquistado pelas japonesas.

Quase 70 anos após a sua criação, a partir de 1964, o volei passou a integrar os jogos olímpicos.

Pela primeira vez, em 1976, um jogo de volei foi emitido pela televisão para o mundo.

Dia de Santa Apolónia

 Santa Apolónia de Alexandria foi uma virgem mártir cristã, vítima de tortura num período de forte revolta contra os cristãos na cidade de Alexandria, no Egito.

Apolónia, que já teria uma idade avançada e uma vida digna de admiração, foi capturada e obrigada a renunciar à fé cristã. Como se negou corajosamente a obedecer, e a seguir deuses pagãos, foi torturada em praça pública. 

Os seus dentes foram todos arrancados e quebrados com pedras e a sua cara foi partida com duras pancadas. Por essa razão Santa Apolónia foi escolhida como santa padroeira das dores de dentes e dos dentistas, sendo representada geralmente com um torniquete a segurar um dente.

Santa Apolónia tornou-se numa santa popular na Europa, principalmente na Alemanha, Inglaterra, França e Itália. Apesar de maior parte das suas relíquias se encontrarem preservadas na igreja de Santa Apolónia em Roma, outras partes das suas relíquias foram espalhadas pela Europa, incluindo Portugal, pelo tesouro da Sé do Porto e pelo Convento de Santa Apolónia de Lisboa. 

No dia de hoje assinalamos também:

1900 — A Taça Davis é criada.

1915 — Primeira Guerra Mundial: É encerrado o Canal do Suez a todos os navios de países neutrais.

1917 — Primeira Guerra Mundial: A Alemanha dá início à guerra submarina.

1963 — Primeiro voo do Boeing 727.

1964 — Os Beatles fazem a sua primeira aparição na televisão americana no The Ed Sullivan Show. Foi a maior audiência na época, 73 milhões de televisores ligados, superado apenas pela ida do homem à Lua.

1969 — O Boeing 747 faz o primeiro voo comercial.

1971 — Apollo 14 retorna à Terra após o terceiro pouso humano na Lua.

1986 — Última aparição do Cometa Halley no Sistema Solar interno.

Morte da Condessa de Ségur

A 9 de fevereiro de 1874, faleceu a escritora russa Condessa de Ségur (Sophie Feodorovna Rostopchine).

Nascimento de Alban Berg

A 9 de fevereiro de 1885, nasceu o compositor austríaco Alban Berg.

Nascimento de Carmen Miranda

A 9 de fevereiro de 1909, nasceu a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.