Início>Atualidade>07 de abril -Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio em Ruanda, Dia Nacional dos Moinhos e Dia Internacional do Castor
saúde

07 de abril -Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio em Ruanda, Dia Nacional dos Moinhos e Dia Internacional do Castor

Efeméride -Dia Mundial da Saúde

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.

O ano do 75º aniversário da OMS é uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas.

O tema deste ano é “Saúde para Todos”.

Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio em Ruanda

A 23 de dezembro de 2003, a Assembleia Geral das Nações Unidas adota a resolução A/RES/58/234 que designa 7 de abril como o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio em Ruanda e incentiva “todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais relevantes, bem como organizações da sociedade civil, para observar o Dia Internacional, incluindo observâncias especiais e atividades em memória das vítimas do genocídio em Ruanda.”

genocídio de Ruanda, também conhecido como genocídio tutsi, foi um massacre em massa de pessoas dos grupos étnicos tutsi, twa e de hutus moderados em Ruanda, que ocorreu entre 7 de abril e 15 de julho de 1994 durante a Guerra Civil de Ruanda.

O genocídio foi organizado por membros da elite política principal dos hutus, muitos dos quais ocupavam cargos nos níveis mais altos do governo nacional.

O assassinato do presidente ruandês Juvénal Habyarimana em 6 de abril de 1994 criou um vácuo de poder e encerrou os acordos de paz. Os assassinatos genocidas começaram no dia seguinte quando soldados, policiais e milícias executaram líderes políticos e militares tutsis e hutus moderados.

A escala e a brutalidade do massacre causaram choque em todo o mundo.

A maioria das vítimas foi morta em suas próprias aldeias ou cidades, muitas por seus vizinhos e companheiros de aldeia. Gangues hutus procuravam vítimas escondidas em igrejas e edifícios escolares. 

Estima-se que 500 000 a 1 100 000 ruandeses foram mortos, cerca de 70% da população tutsi, embora historiadores atuais questionem estes números, afirmando que o total de fatalidades pode ter sido menor, não superando 800 000 no geral. Estima-se que entre 250 000 e 500 000 mulheres tenham sido violadas durante o genocídio. 

O massacre terminou com a vitória militar da Frente Patriótica de Ruanda a 15 de julho de 1994.

Dia Nacional dos Moinhos

Uma  iniciativa de alcance nacional com o único objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. Promovida desde 2007 pela Etnoideia esta iniciativa tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia sendo divulgada internacionalmente por todo o mundo.

Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projetos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de ativistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.

Dia Internacional do Castor

Desde 2009 que se dedica este dia ao divertido e trabalhador animal que ajuda a limpar as águas, a restaurar as zonas húmidas pela construção de barragens, e a parar inundações e secas.

O objetivo da data criada pela Beavers Wetlands & Wildlife é informar a população sobre a importância deste animal. Foi escolhido o dia 7 em homenagem a Dorothy Richards, nascida neste dia, que estudou os castores por 50 anos.

Factos sobre os castores

  • O castor é o maior roedor da América do Norte e o animal nacional do Canadá.
  • Um castor adulto pode pesar 27 quilos.
  • O castor pode viver até 24 anos.
  • O castor é vegetariano, comendo plantas e árvores.
  • O castor come e utiliza inteiramente a árvore que derruba, desde as folhas aos ramos e ao tronco. 
  • Um castor pode ficar debaixo d’água 15 minutos e nadar 8 km por hora.
  • O castor tem pálpebras transparentes para conseguir ver debaixo d’água.
  • A maior barragem construída por castores foi descoberta por imagens de satélite no Wood Buffalo National Park, Alberta, Canadá, apresentando 853 metros de comprimento.

No dia de hoje assinalamos também:

Imperatriz Matilde

1141 — A imperatriz Matilde se torna a primeira governante feminina da Inglaterra, adotando o título de “Senhora dos Ingleses”.

Universidade Carolina 

1348 — Fundação da Universidade Carolina em Praga.

Fernão de Magalhães 

1521 — Fernão de Magalhães chega a Cebu nas Filipinas.

Sistema Métrico Decimal

1795 — A convenção francesa estabelece o Sistema Métrico Decimal.

Ludwig van Beethoven

1805 – O compositor alemão Ludwig van Beethoven estreia sua Terceira Sinfonia, no Theater an der Wien em Viena.

Vesúvio

1906 – O Monte Vesúvio entra em erupção e devasta Nápoles.

Benito Mussolini

1926 — Violet Gibson tenta assassinar o primeiro-ministro italiano Benito Mussolini.

Alemanha nazista 

1933 — A Alemanha nazista emite a Lei para a Restauração do Serviço Civil Profissional, proibindo judeus e dissidentes políticos de cargos públicos.

Holocausto na Ucrânia

1943 – Holocausto na Ucrânia: em Terebovlia, os alemães ordenam que 1 100 judeus se dispam e marchem pela cidade até a aldeia vizinha de Plebanivka, onde são fuzilados e enterrados em valas.

OMS

1948 — A Organização Mundial da Saúde é criada pelas Nações Unidas.

Winston Churchill

1955 — Winston Churchill renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em indiciando de problemas de saúde.

 IBM 

1964 — IBM anuncia o System/360.

Internet

1969 — Data de nascimento simbólica da Internet: é publicada a RFC 1.

República Sérvia

1992 — A República Sérvia anuncia a sua independência.

Saddam Hussein 

2003 — Tropas dos Estados Unidos capturam Bagdá; o regime de Saddam Hussein cai dois dias depois.

Primeira interceptação de mísseis

2011 – As Forças de Defesa de Israel usam seu sistema de mísseis Cúpula de Ferro para interceptar com sucesso um BM-21 Grad lançado de Gaza, marcando a primeira interceptação de mísseis de curto alcance de todos os tempos.

Massacre em escola

2011 – Massacre em escola deixa doze crianças e o atirador mortos no Rio de Janeiro.

Donald Trump

2017 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordena o ataque com mísseis Shayrat em 2017 contra a Síria em retaliação ao ataque químico de Khan Shaykhun.

Atentado em Estocolmo

2017 – Um homem dirige deliberadamente um caminhão sequestrado contra uma multidão em Estocolmo, Suécia, matando cinco pessoas e ferindo outras quinze.

Operação Lava Jato

2018 — O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é preso por corrupção por determinação do juiz Sergio Moro, da “Operação Lava Jato”. Lula ficou preso por 580 dias e solto por determinação do Supremo Tribunal Federal.

COVID-19

2020 — Pandemia de COVID-19: a China encerra seu bloqueio em Wuhan.

SARS-CoV-2

2021 — Pandemia de COVID-19: os Centros de Controle e Prevenção de Doenças anunciam que a variante Alfa do SARS-CoV-2 se tornou a cepa dominante de COVID-19 nos Estados Unidos.

Nascimentos

1770 — William Wordsworth, poeta britânico

1860 – Will Keith Kellogg, empresário norte-americano, fundou a Kellogg Company 

1880 — Germano José de Amorim, político português 

1893 – Almada Negreiros, artista e escritor português

1915 – Billie Holiday, cantora, compositora e atriz 

1928 – James Garner, ator, cantor e produtor 

1939 – Francis Ford Coppola, diretor, produtor americano.

1943 – Joaquim Agostinho, ciclista português

1944 — Gerhard Schröder, advogado e político alemão, 7.º chanceler da Alemanha.

1954 – Jackie Chan, ator, duplo, diretor, produtor chinês.

1963 – Jaime de Marichalar empresário espanhol.

1964 – Russell Crowe, ator neozelandês-australiano.

1983 – Manuel Cardoso, ciclista português.

1992 – William Carvalho, futebolista português.

Falecimentos

1921 — Alexandre Braga, filho, político português 

1947 — Henry Ford, engenheiro e empresário americano, fundou a Ford Motor Company 

2012 – Mike Wallace, jornalista de televisão americano 

2014 – James Alexander Green, matemático e académico americano-britânico

2014 – Josep Maria Subirachs, escultor e pintor espanhol 

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.