Efeméride -Dia Mundial da Saúde
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.
O ano do 75º aniversário da OMS é uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas.
O tema deste ano é “Saúde para Todos”.
Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio em Ruanda
A 23 de dezembro de 2003, a Assembleia Geral das Nações Unidas adota a resolução A/RES/58/234 que designa 7 de abril como o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio em Ruanda e incentiva “todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais relevantes, bem como organizações da sociedade civil, para observar o Dia Internacional, incluindo observâncias especiais e atividades em memória das vítimas do genocídio em Ruanda.”
O genocídio de Ruanda, também conhecido como genocídio tutsi, foi um massacre em massa de pessoas dos grupos étnicos tutsi, twa e de hutus moderados em Ruanda, que ocorreu entre 7 de abril e 15 de julho de 1994 durante a Guerra Civil de Ruanda.
O genocídio foi organizado por membros da elite política principal dos hutus, muitos dos quais ocupavam cargos nos níveis mais altos do governo nacional.
O assassinato do presidente ruandês Juvénal Habyarimana em 6 de abril de 1994 criou um vácuo de poder e encerrou os acordos de paz. Os assassinatos genocidas começaram no dia seguinte quando soldados, policiais e milícias executaram líderes políticos e militares tutsis e hutus moderados.
A escala e a brutalidade do massacre causaram choque em todo o mundo.
A maioria das vítimas foi morta em suas próprias aldeias ou cidades, muitas por seus vizinhos e companheiros de aldeia. Gangues hutus procuravam vítimas escondidas em igrejas e edifícios escolares.
Estima-se que 500 000 a 1 100 000 ruandeses foram mortos, cerca de 70% da população tutsi, embora historiadores atuais questionem estes números, afirmando que o total de fatalidades pode ter sido menor, não superando 800 000 no geral. Estima-se que entre 250 000 e 500 000 mulheres tenham sido violadas durante o genocídio.
O massacre terminou com a vitória militar da Frente Patriótica de Ruanda a 15 de julho de 1994.
Dia Nacional dos Moinhos
Uma iniciativa de alcance nacional com o único objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. Promovida desde 2007 pela Etnoideia esta iniciativa tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia sendo divulgada internacionalmente por todo o mundo.
Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projetos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de ativistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.
Dia Internacional do Castor
Desde 2009 que se dedica este dia ao divertido e trabalhador animal que ajuda a limpar as águas, a restaurar as zonas húmidas pela construção de barragens, e a parar inundações e secas.
O objetivo da data criada pela Beavers Wetlands & Wildlife é informar a população sobre a importância deste animal. Foi escolhido o dia 7 em homenagem a Dorothy Richards, nascida neste dia, que estudou os castores por 50 anos.
Factos sobre os castores
- O castor é o maior roedor da América do Norte e o animal nacional do Canadá.
- Um castor adulto pode pesar 27 quilos.
- O castor pode viver até 24 anos.
- O castor é vegetariano, comendo plantas e árvores.
- O castor come e utiliza inteiramente a árvore que derruba, desde as folhas aos ramos e ao tronco.
- Um castor pode ficar debaixo d’água 15 minutos e nadar 8 km por hora.
- O castor tem pálpebras transparentes para conseguir ver debaixo d’água.
- A maior barragem construída por castores foi descoberta por imagens de satélite no Wood Buffalo National Park, Alberta, Canadá, apresentando 853 metros de comprimento.
No dia de hoje assinalamos também:
Imperatriz Matilde
1141 — A imperatriz Matilde se torna a primeira governante feminina da Inglaterra, adotando o título de “Senhora dos Ingleses”.
Universidade Carolina
1348 — Fundação da Universidade Carolina em Praga.
Fernão de Magalhães
1521 — Fernão de Magalhães chega a Cebu nas Filipinas.
Sistema Métrico Decimal
1795 — A convenção francesa estabelece o Sistema Métrico Decimal.
Ludwig van Beethoven
1805 – O compositor alemão Ludwig van Beethoven estreia sua Terceira Sinfonia, no Theater an der Wien em Viena.
Vesúvio
1906 – O Monte Vesúvio entra em erupção e devasta Nápoles.
Benito Mussolini
1926 — Violet Gibson tenta assassinar o primeiro-ministro italiano Benito Mussolini.
Alemanha nazista
1933 — A Alemanha nazista emite a Lei para a Restauração do Serviço Civil Profissional, proibindo judeus e dissidentes políticos de cargos públicos.
Holocausto na Ucrânia
1943 – Holocausto na Ucrânia: em Terebovlia, os alemães ordenam que 1 100 judeus se dispam e marchem pela cidade até a aldeia vizinha de Plebanivka, onde são fuzilados e enterrados em valas.
OMS
1948 — A Organização Mundial da Saúde é criada pelas Nações Unidas.
Winston Churchill
1955 — Winston Churchill renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em indiciando de problemas de saúde.
IBM
1964 — IBM anuncia o System/360.
Internet
1969 — Data de nascimento simbólica da Internet: é publicada a RFC 1.
República Sérvia
1992 — A República Sérvia anuncia a sua independência.
Saddam Hussein
2003 — Tropas dos Estados Unidos capturam Bagdá; o regime de Saddam Hussein cai dois dias depois.
Primeira interceptação de mísseis
2011 – As Forças de Defesa de Israel usam seu sistema de mísseis Cúpula de Ferro para interceptar com sucesso um BM-21 Grad lançado de Gaza, marcando a primeira interceptação de mísseis de curto alcance de todos os tempos.
Massacre em escola
2011 – Massacre em escola deixa doze crianças e o atirador mortos no Rio de Janeiro.
Donald Trump
2017 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordena o ataque com mísseis Shayrat em 2017 contra a Síria em retaliação ao ataque químico de Khan Shaykhun.
Atentado em Estocolmo
2017 – Um homem dirige deliberadamente um caminhão sequestrado contra uma multidão em Estocolmo, Suécia, matando cinco pessoas e ferindo outras quinze.
Operação Lava Jato
2018 — O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é preso por corrupção por determinação do juiz Sergio Moro, da “Operação Lava Jato”. Lula ficou preso por 580 dias e solto por determinação do Supremo Tribunal Federal.
COVID-19
2020 — Pandemia de COVID-19: a China encerra seu bloqueio em Wuhan.
SARS-CoV-2
2021 — Pandemia de COVID-19: os Centros de Controle e Prevenção de Doenças anunciam que a variante Alfa do SARS-CoV-2 se tornou a cepa dominante de COVID-19 nos Estados Unidos.
Nascimentos
1770 — William Wordsworth, poeta britânico
1860 – Will Keith Kellogg, empresário norte-americano, fundou a Kellogg Company
1880 — Germano José de Amorim, político português
1893 – Almada Negreiros, artista e escritor português
1915 – Billie Holiday, cantora, compositora e atriz
1928 – James Garner, ator, cantor e produtor
1939 – Francis Ford Coppola, diretor, produtor americano.
1943 – Joaquim Agostinho, ciclista português
1944 — Gerhard Schröder, advogado e político alemão, 7.º chanceler da Alemanha.
1954 – Jackie Chan, ator, duplo, diretor, produtor chinês.
1963 – Jaime de Marichalar empresário espanhol.
1964 – Russell Crowe, ator neozelandês-australiano.
1983 – Manuel Cardoso, ciclista português.
1992 – William Carvalho, futebolista português.
Falecimentos
1921 — Alexandre Braga, filho, político português
1947 — Henry Ford, engenheiro e empresário americano, fundou a Ford Motor Company
2012 – Mike Wallace, jornalista de televisão americano
2014 – James Alexander Green, matemático e académico americano-britânico
2014 – Josep Maria Subirachs, escultor e pintor espanhol