Início>Atualidade>05 de maio -Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia Mundial da Higiene das Mãos, Dia Internacional da Parteira e Dia Internacional da Tuba
cortesia

05 de maio -Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia Mundial da Higiene das Mãos, Dia Internacional da Parteira e Dia Internacional da Tuba

Efeméride – Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.

Apesar da cortesia ao volante ser um dever de todos os condutores durante todo o ano, neste dia relembra-se a importância de ser cortês ao volante. Como a estrada pertence a todos, deve-se estar atento a todas as movimentações, respeitar os limites de velocidade e as prioridades, ceder a passagem, dar sinais de mudança de trajetória, entre outros comportamentos. 

Dia Mundial da Língua Portuguesa 

O ano de 2023 marca a 4.ª comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Este dia celebra a projeção da quarta língua mais falada no mundo. Com mais de 260 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É também um das idiomas oficiais de Macau. Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. Estima-se que, em 2050, quase 400 milhões de pessoas falem português. 

Na União Europeia, cerca de 3% da população fala português, sendo um dos 24 idiomas oficiais e de trabalho e é, de facto, a 3.ª língua oficial da UE mais falada no mundo. 

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Este dia internacional criado pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da higienização das mãos.

O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

 Foi apenas no século XIX que se concluiu que a lavagem das mãos por parte dos médicos evitava mortes e contágios.  

Dia Internacional da Parteira

O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.

Neste dia de título oficial “Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia / Parteira” celebra-se o trabalho das parteiras e dos parteiros que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora.

Dia Internacional da Tuba

O Dia Internacional da Tuba é festejado na primeira sexta-feira de maio. É assim desde 1979, dia em que se reconhece a importância do instrumento e do seu tocador em especial.

A tuba é uma parte importante da secção de metais de uma banda. Como é um instrumento grande e pesado, os seus tocadores ficam normalmente atrás, não dando nas vistas nem tendo o destaque merecido. Foi com essa noção que se criou o Dia Internacional da Tuba nos Estados Unidos, por Joel Day, um tocador de tuba.

No dia de hoje assinalamos também:

Cristóvão Colombo

1494 — Cristóvão Colombo desembarca na ilha da Jamaica e a reivindica para a Espanha.

Napoleão Bonaparte

1821 — Napoleão Bonaparte morre no exílio na ilha de Santa Helena no Atlântico Sul.

Memorial Day

1866 — Memorial Day (feriado que homenageia os militares americanos que morreram em combate) é comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos em Waterloo, Nova Iorque.

África do Sul

1925 — O governo da África do Sul oficializa o africânes como língua oficial do país.

Birmânia

1930 — O terramoto de Bago de 1930, o primeiro de dois grandes terremotos no sul da Birmânia, mata até 7 000 pessoas.

Conselho da Europa em Estrasburgo

1949 — É criado o Conselho da Europa em Estrasburgo como a primeira instituição da Europa a trabalhar para a integração europeia.

Grécia

2010 — Início de protestos em massa na Grécia em resposta às medidas de austeridade impostas pelo governo como resultado da crise da dívida pública grega.

Casais homossexuais

2011 — Supremo Tribunal Federal do Brasil decide que casais homossexuais também podem firmar contratos de união estável assim como casais heterossexuais.

Nascimentos

1210 — Afonso III de Portugal 

1818 — Karl Marx, filósofo e teórico político alemão

1857 — António Teixeira de Sousa, político português

1925 – Charles Chaplin, Jr., ator norte americano, filho do famoso ator Charlie Chaplin.

1947 – António Marto, cardeal português.

1955 – António Laginha, bailarino e jornalista português.

1959 – Paulo Gorgulho, ator brasileiro.

1965 – João Morgado, escritor português.

1986 — Yannick Djaló, ex-futebolista guinéu-português.

1988 – Adele, cantora e compositora britânica.

Falecimentos

1821 — Napoleão Bonaparte, imperador francês 

1994 — Mário Quintana, poeta brasileiro

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.