Início>Atualidade>03 de maio -Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia Internacional do Sol e Dia da Guarda Nacional Republicana
Liberdade de imprensa

03 de maio -Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia Internacional do Sol e Dia da Guarda Nacional Republicana

Efeméride – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O ano de 2023 marca o 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Três décadas se passaram desde que foi proclamada em 1993, nas quais vimos progressos substanciais para alcançar a liberdade de imprensa e de expressão em todo o mundo. 

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1993, seguindo a recomendação da Conferência Geral da UNESCO. Desde então, 3 de maio, o aniversário da Declaração de Windhoek é comemorado mundialmente como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Passados ​​30 anos, a ligação histórica estabelecida entre a liberdade de procurar, difundir e receber informação e o bem público mantém-se tão relevante como no momento da sua assinatura. As comemorações especiais do 30º aniversário estão planejadas para ocorrer durante a Conferência Internacional do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O dia 3 de maio serve como um lembrete aos governos da necessidade de respeitar seu compromisso com a liberdade de imprensa. É também um dia de reflexão entre os profissionais dos media sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. É uma oportunidade para:

  • celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo;
  • defender os media de ataques à sua independência;
  • e prestar homenagem aos jornalistas que perderam a vida no cumprimento do dever.

Dia da Guarda Nacional Republicana

A GNR foi criada em 1801, como Guarda Real da Polícia, inspirando-se na Gendarmerie francesa.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma força de segurança de natureza militar de Portugal, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial. Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares, caracterizando-se como uma Força Militar de Segurança Pública.

Dia Internacional do Sol

Esta data foi criada para homenagear a importância desta estrela para a vida na Terra.

Sendo o Sol a nossa principal fonte de vida, é importante alertar para a importância das energias renováveis, de forma a consciencializar a sociedade para um futuro mais sustentável, ajudando o equilíbrio do planeta.

O Sol é a principal fonte de energia que há no mundo. Embora existam outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais, há centenas de milhares de anos.

Sem o Sol não haveria vida na Terra.

O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o “Astro-Rei” às pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre o Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.

No dia de hoje assinalamos também:

João I

1491 — Nkuwu Nzinga, monarca do Congo, é batizado por missionários portugueses, adotando o nome batismal de João I.

Guerra civil francesa

1616 — O Tratado de Loudun encerra a guerra civil francesa.

Eclipse solar

1715 — Um eclipse solar total é visível no norte da Europa e no norte da Ásia, conforme previsto por Edmond Halley com precisão de quatro minutos.

Indústria cinematográfica indiana

1913 — Estreia do filme Raja Harishchandra, a primeira longa-metragem indiana, marcando o início da indústria cinematográfica indiana.

 Irlanda

1921 — Partição da Irlanda: o Ato do Governo da Irlanda de 1920 é aprovado, dividindo a Irlanda em Irlanda do Norte e Irlanda do Sul.

Prémio Pulitzer

1937 — Gone with the Wind, um romance de Margaret Mitchell, ganha o Prémio Pulitzer de Ficção.

Royal Festival Hall

1951 — Inauguração do Royal Festival Hall de Londres.

Anne Frank

1960 — Inauguração do museu Casa de Anne Frank em Amsterdão.

 Margaret Thatcher

1979 — Margaret Thatcher vence as eleições gerais do Reino Unido. No dia seguinte, ela se torna a primeira mulher a ser primeira-ministra britânica.

Madeleine McCann

2007 — A menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando “o caso de desaparecimento mais noticiado da história moderna”.

ETA

2018 – O grupo terrorista separatista basco ETA anuncia sua dissolução e cessação de todas as atividades.

Nascimentos

1455 — João II de Portugal 

1469 — Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano 

1921 – Vasco Gonçalves, político português 

1933 – James Brown, cantor e compositor norte-americano

1974 — Fernando Alvim, apresentador e radialista português.

1976 — Beto, futebolista português.

1978 — Pedrinha, futebolista português.

Falecimentos

1983 — Armando José Fernandes, compositor português 

2001 — Afonso Praça, jornalista e escritor português 

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.