Efeméride – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
O ano de 2023 marca o 30º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Três décadas se passaram desde que foi proclamada em 1993, nas quais vimos progressos substanciais para alcançar a liberdade de imprensa e de expressão em todo o mundo.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1993, seguindo a recomendação da Conferência Geral da UNESCO. Desde então, 3 de maio, o aniversário da Declaração de Windhoek é comemorado mundialmente como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Passados 30 anos, a ligação histórica estabelecida entre a liberdade de procurar, difundir e receber informação e o bem público mantém-se tão relevante como no momento da sua assinatura. As comemorações especiais do 30º aniversário estão planejadas para ocorrer durante a Conferência Internacional do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
O dia 3 de maio serve como um lembrete aos governos da necessidade de respeitar seu compromisso com a liberdade de imprensa. É também um dia de reflexão entre os profissionais dos media sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. É uma oportunidade para:
- celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
- avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo;
- defender os media de ataques à sua independência;
- e prestar homenagem aos jornalistas que perderam a vida no cumprimento do dever.
Dia da Guarda Nacional Republicana
A GNR foi criada em 1801, como Guarda Real da Polícia, inspirando-se na Gendarmerie francesa.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma força de segurança de natureza militar de Portugal, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial. Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares, caracterizando-se como uma Força Militar de Segurança Pública.
Dia Internacional do Sol
Esta data foi criada para homenagear a importância desta estrela para a vida na Terra.
Sendo o Sol a nossa principal fonte de vida, é importante alertar para a importância das energias renováveis, de forma a consciencializar a sociedade para um futuro mais sustentável, ajudando o equilíbrio do planeta.
O Sol é a principal fonte de energia que há no mundo. Embora existam outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais, há centenas de milhares de anos.
Sem o Sol não haveria vida na Terra.
O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o “Astro-Rei” às pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre o Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.
No dia de hoje assinalamos também:
João I
1491 — Nkuwu Nzinga, monarca do Congo, é batizado por missionários portugueses, adotando o nome batismal de João I.
Guerra civil francesa
1616 — O Tratado de Loudun encerra a guerra civil francesa.
Eclipse solar
1715 — Um eclipse solar total é visível no norte da Europa e no norte da Ásia, conforme previsto por Edmond Halley com precisão de quatro minutos.
Indústria cinematográfica indiana
1913 — Estreia do filme Raja Harishchandra, a primeira longa-metragem indiana, marcando o início da indústria cinematográfica indiana.
Irlanda
1921 — Partição da Irlanda: o Ato do Governo da Irlanda de 1920 é aprovado, dividindo a Irlanda em Irlanda do Norte e Irlanda do Sul.
Prémio Pulitzer
1937 — Gone with the Wind, um romance de Margaret Mitchell, ganha o Prémio Pulitzer de Ficção.
Royal Festival Hall
1951 — Inauguração do Royal Festival Hall de Londres.
Anne Frank
1960 — Inauguração do museu Casa de Anne Frank em Amsterdão.
Margaret Thatcher
1979 — Margaret Thatcher vence as eleições gerais do Reino Unido. No dia seguinte, ela se torna a primeira mulher a ser primeira-ministra britânica.
Madeleine McCann
2007 — A menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando “o caso de desaparecimento mais noticiado da história moderna”.
ETA
2018 – O grupo terrorista separatista basco ETA anuncia sua dissolução e cessação de todas as atividades.
Nascimentos
1455 — João II de Portugal
1469 — Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano
1921 – Vasco Gonçalves, político português
1933 – James Brown, cantor e compositor norte-americano
1974 — Fernando Alvim, apresentador e radialista português.
1976 — Beto, futebolista português.
1978 — Pedrinha, futebolista português.
Falecimentos
1983 — Armando José Fernandes, compositor português
2001 — Afonso Praça, jornalista e escritor português