Efeméride – Morte de Aristides de Sousa Mendes
Aristides de Sousa Mendes também conhecido por Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, nome para o qual alterou o seu, foi um cônsul Português.
Enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar que acumulava a função de ministro dos Negócios Estrangeiros, e durante três dias e três noites concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.
O número total de vistos passados por Sousa Mendes é desconhecido, devido a muitos deles terem sido passados sem que deles se fizesse registo. Algumas fontes apontam o número de judeus salvos do holocausto por Sousa Mendes na ordem dos dez mil, num total de trinta mil refugiados a quem terá passado vistos durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 3 de julho de 2020, a Assembleia da República concedeu-lhe Honras de Panteão Nacional, tendo em vista «homenagear e perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes, enquanto homem que desafiou a ideologia fascista, evocando o seu exemplo na defesa dos valores da liberdade e dignidade da pessoa humana.» A cerimónia teve lugar em 19 de outubro de 2021, tendo nela participado as mais altas entidades portuguesas, designadamente o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro.
Aristides nasceu na pequena aldeia de Cabanas de Viriato, concelho do Carregal do Sal, no sul do Distrito de Viseu a 19 de Julho de 1885 um pouco depois da meia-noite. O seu irmão gémeo César nasceu algumas dezenas de minutos antes, comemorando o seu aniversário no dia anterior. O seu pai, José de Sousa Mendes, era juiz no Tribunal da Relação de Coimbra.
Aristides instala-se em Lisboa em 1907, após concluir, juntamente com o seu irmão gémeo, a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. César envereda pela carreira diplomática, mais política, ao passo que Aristides envereda pela carreira consular. Nesse mesmo ano casa-se com Maria Angelina Coelho de Sousa, sua namorada de infância, com quem teve catorze filhos, nascidos nos diversos países em que Sousa Mendes esteve colocado.
No dia de hoje assinalamos também:
Cristóvão Colombo
1493 — Cristóvão Colombo é recebido em Barcelona pelos Reis Católicos após a viagem de descoberta da América.
Pony Express
1860 — Colocado em funcionamento nos Estados Unidos o correio expresso a cavalo Pony Express, ligando as cidades de St. Joseph, Missouri e Sacramento, Califórnia.
Assassinatos brutais
1888 — Ocorre o primeiro de onze assassinatos brutais não resolvidos de mulheres cometidos no distrito empobrecido de Whitechapel, no East End de Londres, ou próximo a ele.
Martin Luther King Jr.
1968 — Martin Luther King Jr. profere seu discurso I’ve Been to the Mountaintop. Ele foi assassinado no dia seguinte.
Motorola
1973 — Martin Cooper da Motorola faz a primeira chamada de telefone móvel portátil para Joel S. Engel da Bell Labs, apesar de ainda levar mais dez anos para que o Motorola DynaTAC se tornasse o primeiro telefone a ser lançado comercialmente.
Xadrez
1975 — Bobby Fischer se recusa a jogar em uma partida de xadrez contra Anatoly Karpov, dando a Karpov o título de Campeão do Mundo por desistência.
Microcomputador portátil
1981 — O Osborne 1, o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, é lançado pela Osborne Computer Corporation.
atentados de 11 de Março
2004 — Terroristas islâmicos envolvidos nos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid são cercados pela polícia num apartamento e suicidam-se com explosivos.
Apple
2010 — A Apple Inc. lança o iPad da 1.ª geração, um computador tablet.
Panama Papers
2016 — Panama Papers, um vazamento de documentos legais, revela informações sobre 214.488 empresas offshore.
YouTube
2018 — Tiroteio na sede do YouTube.
Nascimentos
1924 – Marlon Brando, actor e diretor norte-americano.
1958 – Alec Baldwin, ator, comediante, produtor e apresentador de televisão estadunidense.
1961 — Eddie Murphy, ator e comediante estadunidense.
1964 – Maurício Mattar, cantor e ator brasileiro.
1969 – Adelaide de Sousa, apresentadora e atriz portuguesa.
1985 – Leona Lewis, cantora, compositora e produtora britânica.
1986 – Mickael Carreira, cantor português.
1998 — Paris Jackson, filha de Michael Jackson, atriz, modelo e cantora norte-americana.
Falecimentos
1540 — Garcia de Noronha, administrador colonial português
A 3 de abril de 1897, faleceu o compositor alemão Johannes Brahms.
No dia 3 de abril de 1994 faleceu Agostinho da Silva, professor e investigador português.
1994 – Agostinho da Silva, filósofo português