Efemérides – 27 anos sem Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock formada em Guarulhos em 1995, original da banda Utopia. Notabilizaram-se pelas composições que conciliavam pop rock com géneros musicais populares, tais como sertanejo, heavy metal, pagode romântico, vira e forró, e também por suas apresentações irreverentes e excêntricas. Tais fatores tornaram o grupo um notável expoente do rock cómico, género antagónico ao rock alternativo que o grupo vinha aplicando no repertório da banda Utopia.
No dia 2 de março de 1996, quando voltavam de um espetáculo em Brasília, num jacto privado, que se despenhou contra a Serra da Cantareira, às 23h16, matando todos que estavam no avião, sete passageiros e dois pilotos.
Até à sua extinção em 1996, a banda era composta por: Dinho (voz), Júlio Rasec (teclado, percussão e voz), Bento Hinoto (guitarra), Samuel Reoli (baixo) e Sérgio Reoli (bateria). Nos seus pouco mais de 8 meses de carreira, eles gravaram um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995 e que vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil, feito que lhes rendeu um certificado de disco de diamante comprovado pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).
Duas músicas desse disco, “Vira-Vira” e “Pelados em Santos”, foram incluídas entre as 10 canções mais ouvidas do país no ano de 1995. Além disso, foram lançados de forma póstuma, reunindo tanto materiais inéditos quanto gravações antigas, álbuns como Atenção, Creuzebek: a Baixaria Continua! (1998), Ao Vivo em Valinhos (2002), Mamonas Ao Vivo (2006), One: 16 Hits (2009) e Pelados em Santos (2011).
No dia seguinte ao trágico acidente, dia 3 de março, os Mamonas Assassinas tinham um voo marcado para Lisboa. Era a primeira vez que a banda vinha a Portugal e os portugueses estavam empolgados para os receber. A banda do “Vira, Vira”, com o sotaque carregado a imitar-nos, já era um sucesso em Portugal.
A banda foi uma das pioneiras do género de rock cómico no Brasil, e continua a ser celebrada e a influenciar o cenário nacional brasileiro da música mesmo muito tempo após o seu fim. Atualmente, o seu único disco lançado mantém-se como um dos 10 álbuns mais vendidos do Brasil em todos os tempos.
No dia de hoje assinalamos também:
Mikhail Gorbatchov
Em 1931 nascia Mikhail Gorbatchov, Presidente da União Soviética de 1988 a 1991
Vasco da Gama
Em 1498 o navegador e explorador português Vasco da Gama completa o contorno da costa africana e aporta na Ilha de Moçambique.
Bernardino Machado
Em 1921 é nomeado em Portugal o 29.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Bernardino Machado.
Filme King Kong
Em 1933 estreava o filme King Kong no Radio City Music Hall de Nova Iorque.
Charlie Chaplin
Em 1978 o caixão do icônico ator Charlie Chaplin é roubado de seu túmulo na Suíça.
CDs
Em 1983 CDs e os seus leitores são lançados pela primeira vez nos Estados Unidos e em outros mercados. Anteriormente, eles estavam disponíveis apenas no Japão.
Nelson Mandela
Em 1990 Nelson Mandela é eleito vice-presidente do Congresso Nacional Africano.
Nações Unidas
Em 1992, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, San Marino, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão tornam-se membros das Nações Unidas.
Guerra afegã-americana
Em 2002 – Guerra afegã-americana: início da Operação Anaconda, (que termina em 19 de março depois de matar 500 militantes talibãs e da Al-Qaeda, com 11 mortes nas tropas ocidentais).
Nascimento de Amélia Rey Colaço
No dia 2 de março de 1898 nasceu Amélia Rey Colaço, uma das principais atrizes portuguesas da primeira metade do século XX.
Nascimento de Lou Reed
Nasceu em 1942 Lou Reed, cantor, compositor, guitarrista, produtor e ator
Nascimento de Nelson Ned
Em 1947 nascia Nelson Ned, cantor e compositor brasileiro.
Nascimento de Jon Bon Jovi
Nasceu em 1962 Jon Bon Jovi, cantor, compositor, guitarrista, produtor e ator
Nascimento de Daniel Craig
Daniel Craig, o famoso 007, ator e produtor britânico.
Nascimento de James Arthur
James Arthur, cantor e compositor britânico nasceu em 1988
Falecimento de D. H. Lawrence
Faleceu em 1930 D. H. Lawrence, romancista, poeta, dramaturgo e crítico britânico
Morte de Stuart Carvalhais
No dia 2 de março de 1961 faleceu Stuart Carvalhais, nome incontornável das artes e da cultura portuguesa do século XX.
Falecimento de Winston Churchill
Morreu 2010 Winston Churchill, jornalista e político britânico