Início>Atualidade>02 fevereiro – Dia Mundial das Zonas Húmidas
Zonas húmidas

02 fevereiro – Dia Mundial das Zonas Húmidas

Efemérides – Zonas Húmidas

No dia 2 de Fevereiro de cada ano comemora-se por todo o mundo o Dia Mundial das Zonas Húmidas, evocando a criação, em 1971, da Convenção de Ramsar relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas.

Este ano é o segundo ano que é comemorado como dia internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), na sequência da sua adoção em 31 de agosto de 2021, pela Assembleia Geral.

O tema de 2023 «É tempo de restaurar as zonas húmidas!» chama atenção para a necessidade urgente de dar prioridade ao restauro das zonas húmidas e convoca toda uma geração a tomar medidas para reavivar e restaurar as zonas húmidas degradadas. Este tema enquadra-se, assim, na Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas. Esta iniciativa global, que vai de 2021 a 2030, lidera e inspira o restauro de ecossistemas em todo o mundo.

Dia da Senhora das Candeias

Diz o povo, na sua sabedoria secular, feita de experiência da vida do dia-a-dia “Se a Senhora das Candeias estiver a rir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar“. Isto é, se no dia 2 de Fevereiro estiver sol, é mau presságio pois tal significa que ainda temos mais uns tempos de invernia. Se nesse dia estiver a chover, quer dizer que o mau tempo invernal está a passar.

No dia de hoje assinalamos também:

Nascimento de Damião de Góis

A 2 de fevereiro de 1502 nasceu o historiador e humanista Damião de Góis.

Nascimento de James Joyce

A 2 de fevereiro de 1882, nasceu o escritor irlandês James Joyce.

Morte de Bertrand Russell

A 2 de fevereiro de 1970, faleceu o cientista e filósofo britânico Bertrand Russell.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.