Início>Atualidade>02 de abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e Dia Internacional do Livro Infantil
autismo

02 de abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e Dia Internacional do Livro Infantil

Efeméride – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.

O seu objetivo é consciencializar os cidadãos para esta condição e incentivar à inclusão das pessoas com autismo na sociedade.

O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Este transtorno apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial.

Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto. 

Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, cuja missão é defender os direitos das pessoas com autismo.

Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se, anualmente, a 2 de abril. Esta data assinala-se por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, um reconhecido escritor infantil. O Dia Internacional do Livro Infantil tem vindo a ser comemorado desde 1967.

Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

O seu propósito é incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.

No dia de hoje assinalamos também:

Beethoven

1800 — Ludwig van Beethoven estreia sua Sinfonia n.º 1, em Viena.

Primeira sala de cinema 

1902 — É inaugurado em Los Angeles a Electric Theatre, a primeira sala de cinema dos Estados Unidos.

Primeira Guerra Mundial

1917 — Primeira Guerra Mundial: o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson pede ao Congresso para declarar guerra à Alemanha.

Charlie Chaplin

1972 — O ator Charlie Chaplin retorna aos Estados Unidos pela primeira vez desde que foi rotulado de comunista durante o macartismo no início dos anos 1950.

Torre CN 

1975 – Concluída a construção da Torre CN em Toronto, Canadá. Ela atinge 553,33 metros de altura, tornando-se na época a mais alta estrutura do mundo.

Constituição da República Portuguesa

1976 — É concluída a elaboração da Constituição da República Portuguesa.

 Cuba

1989 — O líder soviético Mikhail Gorbachev chega em Havana, Cuba, para se encontrar com Fidel Castro em uma tentativa de melhorar as tensas relações entre os dois países.

Terroristas islâmicos

2004 — Terroristas islâmicos envolvidos nos atentados de 11 de março de 2004 em Madrid tentam bombardear o trem de alta velocidade espanhol AVE perto de Madrid; o ataque é frustrado.

Autismo

2008 — Acontece pela primeira vez o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas no ano anterior, para repetir-se anualmente.

Nascimentos

747 — Carlos Magno, rei dos francos

1891 — Max Ernst, pintor, escultor e poeta alemão 

1926 – Salvador Caetano, industrial português.

1987 — Pablo Aguilar, futebolista paraguaio.

Falecimentos

1872 — Samuel Morse, pintor e acadêmico americano, inventou o código Morse 

2005 — Papa João Paulo II 

2015- Manoel de Oliveira, ator, diretor e produtor português.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.